20/06/2023 17:53 | Saúde

Sesau promove capacitação sobre regulação e gestão de leitos

Evento ocorreu nesta terça-feira, com objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços de saúde prestados pelo Estado


Geonice Peixoto apresentou a Rede Assistencial e destacou importância da Central de Regulação de Leitos

Olival Santos / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

 Buscando promover mais qualidade nos serviços prestados à população alagoana, a Secretaria de Estado e Saúde (Sesau) promoveu nesta terça-feira (20), o I Workshop de Regulação e Gestão de Leitos. A ação, destinada aos coordenadores de regulação de leitos, diretores gerais e diretores médicos dos hospitais estaduais, ocorreu no auditório do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro Jaraguá, em Maceió.

 

A Central Estadual de Regulação de Leitos é responsável pela logística, organização e transferência de pacientes que residem nos 102 municípios alagoanos. Ela transfere os pacientes que necessitam de internação hospitalar ou cirurgias. As transferências ocorrem para as 26 unidades no Estado, incluindo as da Sesau e os hospitais filantrópicos e particulares que possuem leitos contratualizados para o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

De acordo com a secretária executiva de Regulação e Gestão da Sesau, Geonice Peixoto, o workshop ofereceu a oportunidade para que todos os profissionais compreendessem a importância da regulação dos serviços, além de possibilitar que eles apresentassem suas contribuições para aprimoramento do serviço. “É necessário que todos compreendam os valores do Núcleo Interno de Regulação (NIR) para que cada um, dentro da sua área, colabore e agregue na assistência à população. Esse foi o propósito do workshop, ou seja, unir as ações voltadas para a regulação, garantindo o acesso justo, integral e qualificado dos usuários aos serviços hospitalares e ambulatoriais”, disse.

 


Durante o evento, foi apresentado o Panorama da Nova Estrutura do Complexo de Regulação Estadual, o Cenário Atual da Regulação de Leitos Estaduais e o Serviço de Transporte Sanitário. A ação também contou com as palestras Repensando a Superlotação: Conceitos e Contextualização e Gestão de Leitos: Transformação Ágil para Instituições de Saúde.

 

Qualificação da Assistência


Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a realização do I Workshop de Regulação e Gestão de Leitos foi fundamental para o processo de qualificação da assistência em saúde. Isso porque, segundo o gestor, o sistema de regulação é uma das ferramentas fundamentais para que o SUS [Sistema Único de Saúde] funcione adequadamente e, por isso, os técnicos dos NIRs, bem como os gestores das unidades, devem conhecer com profundidade como essa engrenagem atua.

 

"Em uma unidade como o HGE, por exemplo, o processo de regulação dos leitos é imprescindível, porque o atendimento emergencial de primeiro tempo é realizado, mas é necessário que os pacientes sejam transferidos para os leitos de retaguarda dos hospitais próprios ou contratualizados, onde serão submetidos aos procedimentos de segundo tempo ou cumprirão o período de recuperação até receberem alta médica. Desse modo, a regulação atua para assegurar a rotatividade dos leitos, que é necessária para que outros pacientes sejam admitidos, principalmente no caso do HGE, uma vez que se trata de uma unidade de emergência, que é porta aberta", pontuou Gustavo Pontes de Miranda.

 

Participando do evento, a coordenadora médica da regulação do Hospital Geral do Estado (HGE), Patrícia Carneiro, destacou a relevância da participação da unidade na capacitação. “É de extrema importância a participação do HGE nesse primeiro I Workshop de Regulação e Gestão de Leitos para a integração de todos os NIRs", salientou, ao destacar que o HGE possui o maior NIR do Estado, o que regula mais pacientes para fora do hospital”, frisou.

 

Histórico


A Central Estadual de Regulação de Leitos, órgão vinculado à Sesau, foi criada há três anos e, neste período, 71.554 leitos hospitalares foram regulados. Esse número representa a quantidade de internações de pacientes na Rede Pública Estadual de Saúde, nas áreas de Média e Alta Complexidade, incluindo os usuários que foram transferidos para leitos exclusivos para Covid-19.

 

Além da regulação de leitos para internação, o serviço assegurou 128.495 regulações ambulatoriais em unidades da Sesau, possibilitando a realização de consultas e exames nas duas Clínicas da Família, no Hospital do Coração Alagoano, Hospital da Criança, Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), no Hospital da Mulher (HM), todos em Maceió. O serviço também assegurou o agendamento de consultas no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, e no Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo.