14/06/2023 18:58 | Saúde

Sesau promove capacitação sobre manejo da tuberculose para enfermeiros da I Macrorregião de Saúde

Curso teve objetivo de orientar os profissionais da atenção primária na condução de paciente com a doença


Treinamento sobre manejo da tuberculose ocorreu nesta quarta (14) e foi voltada para enfermeiros da I Macrorregião de Saúde

Olival Santos / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Superintendência de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis, promoveu uma capacitação sobre o manejo da tuberculose nesta quarta-feira (14). O curso, que ocorreu no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), no bairro Farol, em Maceió, foi voltado para enfermeiros da Atenção Primária da I Macrorregião de Saúde. 


A capacitação teve o objetivo de orientar os profissionais que atendem diretamente os pacientes que possam apresentar sintomas respiratórios que indiquem a tuberculose. A iniciativa também abordou novas diretrizes para o tratamento dos pacientes que já possuam diagnóstico confirmado da doença, visando, principalmente, o controle.


Durante o treinamento foi abordada a situação epidemiológica e operacional da tuberculose em Alagoas, além de orientações de como deve ocorrer a coleta de material biológico dos pacientes para a realização dos exames de diagnóstico. Em Alagoas, foram registrados de janeiro a abril deste ano, 353 casos de tuberculose, enquanto que em todo o ano anterior, foram contabilizados 1.208 casos.


A Doença

A Tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível especialmente pelo ar, causada por bactéria, que afeta prioritariamente os pulmões, mas pode acometer outros órgãos. De acordo com a gerente de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis, enfermeira Waldinéa da Silva, é importante às pessoas se atentarem aos sintomas da doença.  


“A população deve sempre ficar atenta aos sinais da tuberculose que são tosse seca ou com catarro por mais de três semanas, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento, mas, principalmente, a tosse. E caso apresente algum desses sintomas, é de extrema importância que procure uma unidade de saúde mais próxima para avaliação e se necessário inicie o tratamento”, ressaltou.