16/04/2024 15:41 | SaúdeEducação

Sesau promove ações educativas voltadas para a saúde vocal dos professores

Programação começou nesta terça-feira e será realizada até dia 30 deste mês


O professor é considerado o profissional da voz mais suscetível a apresentar sinais e sintomas vocais

Agência Alagoas


Ascom Sesau

Neste dia 16 de abril, Dia Mundial da Voz, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) iniciou uma série de ações educativas voltadas para a saúde vocal dos professores do Estado. A programação, que começou pelo município de Pilar, segue até o dia 30 deste mês nas escolas da Rede Estadual de Ensino.

 

Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Cerest Estadual é referência nacional no tocante ao cuidado com a voz dos professores, conforme a Lei Estadual 7.241/11, que instituiu o Programa ‘Voz que Ensina’. Por meio dele, são executadas ações para prevenir os Distúrbios de Vozes Relacionados ao Trabalho (DVRT), bem como, identificar e encaminhar os casos desta alteração para tratamento.

 

Os Distúrbios de Vozes Relacionados ao Trabalho, também conhecidos como disfonia, são qualquer forma de desvio vocal relacionado ao uso da voz durante a atividade profissional. Ele pode ocorrer resultando na diminuição, no comprometimento ou impedindo a atuação ou comunicação do trabalhador. 

 

Entre todas as classes de trabalhadores, o professor, especificamente, é considerado o profissional da voz mais suscetível a apresentar sinais e sintomas vocais. “Por isso a importância da Lei Estadual 7.241/11, uma vez que, por meio do Programa ‘Voz que Ensina’, conseguimos prevenir, identificar e tratar os casos de disfonia entre os educadores da Rede Estadual de Ensino", salientou a fonoaudióloga do Cerest Estadual, Rayne Melo.

 

Programação

 

16.04 - Pilar

17.04 - Maceió

18.04 - Palmeira dos Índios

23.04 - Teotônio Vilela

24.04 - Craíbas

30.04 - Maceió