22/08/2023 12:29 | Saúde

Sesau promove 1ª edição do Café com Cerest para gestores de RH de empresas privadas

Iniciativa ocorre na segunda (28), no auditório da Universidade Tiradentes, na Cruz das Almas, em Maceió


Café com Cerest vai tratar da prevenção dos acidentes de trabalho e doenças laborais como a Ler/Dort

Carla Cleto / Ascom Sesau


Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

O Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) está com inscrições abertas para a 1ª edição do Café com Cerest, voltado para gestores de recursos humanos de empresas privadas. Para se inscrever no evento, que será realizado na próxima segunda-feira (28), às 8h30, na Universidade Tiradentes, localizada no bairro Cruz das Almas, em Maceió, basta acessar o link, clicando aqui.

 

Durante o Café com Cerest, serão abordados temas relacionados à saúde do trabalhador, bem como a legislação vigente que resguarda os direitos trabalhistas. Paralelamente ao compartilhamento de informações, o órgão pretende construir uma parceria entre o Cerest estadual, Ministério Público do Trabalho (MPT) e as empresas, com foco na prevenção aos acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, como a Ler/Dort.

 

Para a supervisora do Cerest, Elisabete Macedo, o evento representa uma oportunidade para esclarecer os gestores de recursos humanos sobre a importância da prevenção de doenças ocupacionais. Para isso, durante o Café com Cerest, serão disseminadas estratégias para a promoção de um ambiente laboral saudável e seguro para os trabalhadores.



 A supervisora do Cerest, Elisabete Macedo, ressalta que muitos problemas de saúde relacionados ao trabalho podem ser prevenidos. Foto: Carla Cleto


“Muitos problemas de saúde relacionados ao trabalho podem ser prevenidos ao observar as recomendações adequadas. O Café com Cerest busca promover a informação sobre as boas práticas, instruindo as empresas a evitar problemas mais sérios com seu quadro funcional”, explicou a supervisora do Cerest.

 

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou que a integração entre o Cerest, o MPT e as empresas privadas é fundamental, no sentido de atuar conjuntamente para evitar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. “Todo trabalhador que adoece ou sofre acidente de trabalho impacta no SUS [Sistema Único de Saúde], uma vez que eles passam a necessitar de assistência médica, além de acionarem a Previdência e, muitas vezes, são afastados de suas atividades, além de ficarem com sequelas na maioria dos casos. Por isso, o foco na prevenção e promoção da saúde do trabalhador é essencial”, salientou o gestor da saúde estadual.

 

Programação

 

O evento terá início às 8h30, com a efetivação das inscrições. Em seguida, haverá um café da manhã. Na sequência, os participantes assistirão a uma apresentação feita por representantes do MPT, com o tema: Saúde Ocupacional: O Olhar do Ministério Público do Trabalho.

 

A partir das 10h30, o Cerest vai apresentar um panorama sobre o papel da instituição na segurança e saúde do trabalhador. Posteriormente, o Cerest de Maceió fará uma explanação sobre as estratégias e a Linha de Cuidado do órgão. O evento será encerrado após um debate entre os participantes e palestrantes sobre os temas abordados.

 

LEGENDA:

FOTO 1 – 

FOTO 2 – Muitos problemas de saúde relacionados ao trabalho podem ser prevenidos ao observar as recomendações adequadas, ressalta a supervisora do Cerest, Elisabete Macedo