17/02/2022 10:56 | Saúde

Sesau orienta sobre atendimentos no Ambulatório do Hospital da Mulher

Serviços contemplam público feminino e realização da hormônio transição


Ascom/Sesau


Suely Melo

Os serviços do Ambulatório do Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, localizado no bairro Poço, em Maceió, estão funcionando normalmente com consultas especializadas para o público feminino e de hormônio transição. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que para ter acesso aos serviços, basta o paciente ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o médico verá a necessidade de um serviço especializado para fazer o encaminhamento pelo Sistema Nacional de Regulação (SisReg), justificando a necessidade do atendimento.

Já nos casos voltados à hormônio transição, também atendidos no Ambulatório do Hospital da Mulher, os pacientes não precisam se deslocar até as UBS. Para agendar a avaliação e as consultas com especialistas, os interessados podem ligar para o telefone 3131-1397, de segunda a sexta- feira, no horário das 8h às 18h, ou se preferirem também podem ir até uma UBS.

Para os demais casos que precisam de encaminhamento, a Regulação Médica Estadual recebe a demanda do sistema e organiza o agendamento para o Hospital da Mulher. Ao chegar no HM, o paciente deverá ter em mãos o formulário que é entregue pela Unidade Básica de Saúde, gerado pelo SisReg, que mostra o dia, horário e a especialidade médica da consulta. Também é preciso levar identidade, CPF, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o Ambulatório do Hospital da Mulher é mais um serviço que a Rede Hospitalar do Estado oferece aos alagoanos, assegurando assistência especializada às mulheres e às pessoas que pretendem realizar a hormônio transição. "O propósito de nossa gestão é assegurar assistência qualificada, ágil, eficiente e com o maior número de serviços possível, sempre seguindo as diretrizes do SUS. Até a inauguração do HM, em 2019, as mulheres alagoanas não contavam com uma unidade de saúde exclusiva para assisti-las, mas, esse vazio assistencial foi preenchido, bem como, para àqueles que desejam passar pelo processo de terapia com hormônios para a transição de gênero", ressaltou Ayres.

O Ambulatório do Hospital da Mulher tinha dado uma pausa nos atendimentos, em fevereiro de 2020, devido ao HM ter ficado exclusivo para o atendimento de pacientes acometidos com a Covid-19. Os serviços voltaram a funcionar no dia 14 de outubro de 2021, de segunda a sexta-feira de 7h às 19h. Apenas os atendimentos para cirurgias estão suspensos temporariamente em razão do aumento dos casos de Covid-19, estando programados para serem retomados no mês de março.

No Ambulatório do HM, a população tem acesso à ginecologia geral, planejamento reprodutivo, mastologia, urologia, otorrinolaringologia, proctologia, endocrinologia, psicólogo e psiquiatria. Desde que retomou o atendimento, já foram atendidos 1.768 pacientes. Lá também são disponibilizados exames de citologia, colposcopia, implantação de DIU, ultrassons, tomografia, eletro e exames laboratoriais.