01/11/2023 13:42 | Saúde

Sesau orienta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Doença é a segunda mais comum na população masculina e segunda causa de óbito por câncer entre os homens


Médico da Sesau, Marcos Martins, coordenador do Programa Estadual de Saúde do Homem

Marco Antônio / Agência Alagoas


Ruana Padilha / Ascom Sesau

Novembro é um mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens, e atualmente a segunda causa de óbito por câncer que mais atinge a população masculina. O médico  da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Marcos Martins, que coordena o Programa Estadual de Saúde do Homem, ressalta a importância do diagnóstico precoce da doença, como forma de aumentar as chances de cura.


“O Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado em 2003 para a conscientização e alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em Alagoas, além de incentivar o cuidado acerca do diagnóstico da doença, aproveitamos esse momento para sensibilizar a população masculina sobre a importância do acompanhamento médico não apenas no mês de novembro, mas durante o ano inteiro”, ressalta Marcos Martins.


A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. A glândula envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina que fica armazenada na bexiga é eliminada. “O câncer de próstata não apresenta sinais e sintomas nas fases iniciais, mas tumores em estágio mais avançado podem causar dificuldades para urinar, sensação de não esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina e, em alguns casos, dor óssea na região das costas. Por isso, o diagnóstico precoce da doença é essencial”, reforça o médico da Sesau.


De acordo com Martins, para que ocorra a diminuição da mortalidade por câncer de próstata, torna-se de extrema importância o incentivo à população masculina no que se refere à adoção de hábitos de vida saudáveis, bem como, o autocuidado.


“O homem deve procurar a unidade de saúde e, também, adotar práticas saudáveis para diminuir o risco não apenas do câncer de próstata, mas, de várias doenças. Para isso, é fundamental manter o peso corporal, evitar o tabagismo e praticar exercícios físicos”, recomenda o coordenador do Programa Estadual de Saúde do Homem, ao informar que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), há uma estimativa anual de 71.730 novos casos de câncer de próstata no Brasil e de 16.300 óbitos.


DIAGNÓSTICO 

Quanto à detecção precoce, Marcos Martins orienta que ela pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença ou de pessoas sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA, que é o antígeno prostático específico.


"O Ministério da Saúde preconiza que o PSA deve ser realizado a partir dos 50 anos, mas, se a pessoa tem histórico familiar de câncer de próstata, o preventivo deve começar mais cedo, a partir dos 45 anos. Para ter acesso ao exame, a porta de entrada é a USB [Unidade Básica de Saúde] do município de residência. Caso o exame aponte para a doença e a biópsia confirme, o paciente será encaminhado para realizar o tratamento em uma unidade especializada, via Sistema de Regulação", explica o coordenador do Programa Estadual de Saúde do Homem.