23/03/2023 09:42 | Saúde

ASSISTÊNCIA

Sesau leva serviços de saúde para Circuito Cria, em Santana do Ipanema

Ação é uma iniciativa do Governo de Alagoas, em parceria com a prefeitura do município

Sesau levou ao Arena Cria, exames e testes rápidos

Pei Fon / Agência Alagoas

Ruana Padilha/ Sesau

A assistência em saúde para crianças e gestantes de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, ganhou reforço dos profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), na quarta-feira (22). Isso porque, diversos serviços foram levados à população durante mais uma edição do Circuito Cria, uma iniciativa do Governo de Alagoas, em parceria com a Prefeitura de Santana do Ipanema.

O evento ocorreu no Centro de Convivência, no Largo Cônego José Bulhões, no bairro Centro. Durante a ação, a Sesau disponibilizou consultas com pediatras, nutricionistas e odontólogos, além de prestar orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), desenvolvimento infantil, alimentação saudável e saúde bucal. Também foram distribuídos kits de higiene bucal e, para as gestantes, o projeto realizou práticas obstétricas humanizadas, palestras sobre aleitamento materno, alimentação saudável e cuidados com os recém-nascidos.

A dona de casa Juliana Alcântara, de 36 anos, compareceu ao Circuito Cria com a filha Maria Isadora, de três meses, para acompanhamento com a pediatra. A mãe explicou que levou a pequena para consulta após secreção exagerada nos olhos. “Desde que ela nasceu que ocorre essa secreção e, hoje, depois do atendimento, irei começar um tratamento”, contou. Já a gestante Raquel Ferreira, de 21 anos, grávida de cinco meses, agradeceu o atendimento e acolhimento durante o evento. “Já passei pela triagem, fiz testes rápidos e me consultei. Graças a Deus, está tudo bem! Todos foram muitos atenciosos desde que cheguei e gostei muito de participar desse evento”, destacou.

O pequeno Kauan Miguel, de 4 anos,  acompanhado da mãe, Cleane Santos, 35 anos, além de passar por atendimento pediátrico foi orientado de forma lúdica sobre como manter uma boa saúde bucal. “Gostei muito do meu filho aprender brincando sobre como escovar de forma correta os dentes. Ele adorou brincar e ganhar o kit bucal para manter uma boa escovação em casa”, destacou.

Presente ao evento, o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, afirmou que a Sesau visa garantir uma primeira infância saudável para todas as crianças em condição de vulnerabilidade social. “A assistência a saúde dos nossos pequenos alagoanos está no eixo da nossa gestão. Nosso compromisso junto com o Governo de Alagoas é ampliar, ainda mais, os serviços ofertados em todos os municípios”, assegurou.

A secretária Executiva de Regulação e Gestão, Geonice Peixoto, ressaltou a parceria da Sesau com a Secretaria da Primeira Infância (Secria). “A Sesau é uma grande parceira da Secria nesta primeira ação do Circuito Cria. Estamos proporcionando para as gestantes e crianças, consultas com pediatras, nutricionistas e odontólogos, além de vacinação e testes rápidos. Essa parceria beneficia diretamente a população mais carente, com um atendimento humanizado e especializado”, relatou.

O Circuito é umas das ações do Cria e tem como objetivo a disseminação, nos municípios alagoanos, da importância de se investir na primeira infância. Interligado a esse objetivo estão os cuidados com a saúde, a educação e a assistência social, além de incentivos à leitura e às artes, convívio entre crianças, fortalecimento da cultura de Alagoas e lazer para as mamães das crianças beneficiadas.