31/03/2023 18:17 | Saúde

Projeto ‘Mulheres que Cuidam de Outras Mulheres’ beneficia mil moradoras do Sertão

Ação com diversos serviços de saúde aconteceu na quinta (30) e nesta sexta-feira (31), no Hospital Regional do Alto Sertão

Além de serem beneficiadas com serviços de saúde, sertanejas contribuíram com o estoque de sangue do Hemoal

Flávio Falaschi / Ascom Sesau

Suely Melo / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou a terceira edição do projeto ‘Mulheres que Cuidam de Outras Mulheres’. Desta vez, a ação aconteceu na quinta (30) e nesta sexta-feira (31), no município de Delmiro Gouveia, beneficiando mil sertanejas com diversos serviços de saúde, disponibilizados no Hospital Regional do Alto Sertão.

Durante o projeto foram ofertados serviços como aferição de glicemia capilar e pressão arterial, testes rápidos de HIV e sífilis, consultas e orientações com nutricionistas, procedimentos e orientações com fisioterapeutas, clínicos gerais, mastologistas e dermatologistas. Além de consultas, as mulheres tiveram acesso, ainda, a exames de citologia com ginecologistas e triagem para cirurgia de pterígio e catarata com oftalmologistas.

Nos dois dias da ação, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizou coleta de sangue e cadastro para doação de medula óssea. O objetivo da iniciativa foi manter estabilizado o estoque de hemocomponente do órgão, para atender à demanda dos hospitais e maternidades, bem como, localizar voluntários compatíveis com pacientes que necessitam de um transplante de medula.

A secretária executiva de Regulação e Gestão da Sesau, Geonice Peixoto, que representou o secretário Gustavo Pontes de Miranda, explicou que a ação foi de extrema importância para assegurar o acesso aos serviços de saúde para as mulheres sertanejas.

“Mil mulheres foram beneficiadas com a ação aqui no Sertão alagoano. O Governo de Alagoas segue com o compromisso de cuidar e acolher as alagoanas, assegurando a assistência humanizada que elas merecem”, salientou Geonice Peixoto

Beneficiadas

Uma das mulheres que passou pelos atendimentos foi a dona de casa Creuza Ferreira, moradora da cidade de Inhapi. Ela relata que a ação ajudou diversas mulheres que precisam de atendimentos na área da saúde. “Muito bom o atendimento. Fiz várias consultas, em diversas especialidades. A estrutura foi ótima. As mulheres sertanejas precisavam desse atendimento de qualidade”, disse.

Já Adeilza Maria Gomes, que é moradora de Delmiro Gouveia, foi ao Hospital Regional do Alto Sertão em busca de atendimento devido a dores no punho. “Quando cheguei aqui fui logo atendida pela equipe de fisioterapia. Recebi massagem no meu punho e tive um alívio imediato. Já que estou aqui, também aproveitei para fazer minha consulta ginecológica. Muito bom ter tudo assim em um só lugar”, relatou.