17/03/2023 18:22 | Saúde

Sesau lança projeto ‘Mulheres que Cuidam de Outras Mulheres’

Ação vai ocorrer nos Hospitais Regionais do Norte, da Mata e do Alto Sertão

Ruana Padilha / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) lançou, nesta sexta-feira (17), o projeto “Mulheres que Cuidam de Outras Mulheres”, que visa trabalhar com a prevenção de doenças e a promoção da saúde durante o mês da mulher. O evento ocorreu na Sala de Situação da pasta, no bairro de Jaraguá, em Maceió, e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.

Direcionada para mulheres a partir dos 12 anos de idade, a ação vai acontecer nos hospitais regionais do Estado. O projeto conta com uma equipe multiprofissional e ofertará consultas com ginecologistas, nutricionistas, dermatologistas e fisioterapeutas, além de realizar aferição de sinais vitais, glicose e pressão arterial, testes rápidos de HIV e sífilis e exames de exames de citologia e mamografia.

A programação terá início na próxima sexta-feira (24), no Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares. No dia 28, no Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo, e nos dias 30 e 31, no Hospital Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia.

A secretária executiva de Regulação e Gestão da Sesau, Geonice Peixoto, explicou que a iniciativa busca compartilhar informações e conscientizar as mulheres sobre a importância de cuidar da saúde. O projeto também visa proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento necessários.

“Estamos muito felizes em poder realizar esse projeto e nos sentimos muito bem representadas aqui na Sesau, pela força de trabalho das mulheres. Sabemos da importância da atuação feminina nessas ações da saúde. O SUS, em sua grande maioria, é formado por mulheres e, por isso, a importância em ajudá-las a prevenir, diagnosticar precocemente e tratar doenças que as acometem”, disse Geonice Peixoto.

O secretário de Estado e Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância da assistência prestada pelos hospitais regionais à população feminina do Estado. “Contamos com hospitais regionais que oferecem assistência ágil, qualificada e humanizada, e este projeto ampliará e deixará ainda mais ágil o acesso dessas mulheres ao atendimento médico”, enfatizou o gestor da saúde estadual.

O lançamento do Projeto “Mulheres que Cuidam de Outras Mulheres”, cotou com a presença da secretária Extraordinária da Primeira Infância, Paula Dantas, e da secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born, além da diretora do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Verônica Guedes, e representantes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e do Centro Universitário Cesmac.