06/08/2022 10:26 | Utilidade Pública

Sesau informa panorama dos casos suspeitos de Monkeypox em Alagoas

Até sexta-feira (5), foram notificados 14 casos suspeitos de varíola dos macacos no Estado


Ascom Sesau

A Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) notificou, até sexta-feira (5/8), 14 casos suspeitos de Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, sendo cinco do sexo feminino e nove do masculino. Um dos casos, proveniente da cidade de Messias, já foi descartado após exames laboratoriais. Os outros 13, sendo sete de Maceió e três de Rio Largo, um de Ouro Branco, um de Inhapi e 1 de Penedo, estão sendo monitorados pelas Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios de origem.

 

Um dos pacientes com suspeita da doença, residente em Maceió, necessitou de internação no Hospital Escola Helvio Auto (HEHA), referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas. Já os outros 12, permanecem sob isolamento domiciliar, sem evolução negativa do estado de saúde e, após cumprirem o período de isolamento preconizado, serão liberados.

 

A Sesau ressalta que os resultados dos exames de diagnóstico da Monkeypox ainda não têm data para divulgação, uma vez que são processados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Para isso, o material biológico é coletado pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) e encaminhado para a capital carioca, por meio de uma transportadora contratada pelo Ministério da Saúde (MS).