19/06/2023 17:45 | Saúde

Sesau e comitê estadual alinham ações de prevenção e pósvenção ao suicídio

Grupo é formado por representantes de diversos setores da sociedade além do Governo do Estado

Durante a ação, o titular da Sesau, médico Gustavo Pontes de Miranda, foi representado pelo executivo, Guilherme Lopes

Olival Santos / Ascom Sesau

Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nesta segunda-feira (19), um encontro entre os representantes do Comitê de Prevenção e Pósvenção do Suicídio do Estado de Alagoas (CEPPSAL). Durante o evento, que ocorreu na sede da pasta, no bairro Jaraguá, em Maceió, foi entregue a Carta de Alagoas, documento que busca propor, planejar e desenvolver ações e políticas públicas que contribuam para prevenir o suicídio no estado bem como, prestar assistência aos familiares de pessoas que ceifaram a própria vida.

O encontro contou com a participação do secretário executivo de Ações de Saúde da Sesau, Guilherme Lopes, que representou o titular da pasta, médico Gustavo Pontes de Miranda. Também participaram do evento, técnicos da Gerência de Ações Estratégicas e da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau, bem como, membros de Organizações Não Governamentais (ONGs), como o Centro de Promoção à Saúde, Educação e Amor à Vida (Cavida), Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), Universidades, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e Ministério Público de Alagoas (MPE/AL).

O CEPPSAL foi criado em 2029 e se baseia no fato de que o suicídio é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um problema de saúde pública global, onde os indicadores epidemiológicos apontam para um crescimento do comportamento suicida em alguns países do mundo, especificamente no Brasil. Situação que se agravou após a Pandemia da Covid-19, devido aos longos períodos de isolamento social, além do receio de perder o emprego, a vida e, em razão, do luto abrupto pelos parentes e amigos que morreram em decorrência da doença.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que a gestão da saúde estadual está comprometida em apoiar de forma técnica todas as ações para prevenção ao suicídio e apoio às famílias. “O ato de atentar contra a própria vida é sempre traumático para as pessoas próximas e ainda é um tema considerado tabu para sociedade. Por isso, através da Supervisão de Atenção Psicossocial, a Sesau vem atuando para debater e implementar iniciativas que possam evitar este problema de saúde pública, bem como, acolher os familiares daqueles que se suicidaram”, salientou o gestor da saúde estadual.

Presente ao encontro do CEPPSAL e falando em nome do titular da pasta, o secretário executivo de Ações de Saúde, Guilherme Lopes, salientou que a Sesau atua no monitoramento de dados, capacitação de profissionais, além de estar atuando na ampliação da Rede de Atenção Psicossocial no Estado, com foco no enfrentamento do tema do suicídio.

“A prevenção ao suicídio exige um esforço conjunto de diferentes esferas da sociedade, bem como, é um desafio complexo que a Sesau abraça sob a determinação do secretário Gustavo Pontes de Miranda, por meio da atuação da equipe técnica, que trabalha norteada pelos princípios de humanização do SUS [Sistema Único de Saúde], que são seguidos nos CAPs [Centros de Atenção Psicossocial], unidades assistenciais voltadas a atender pessoas em sofrimento mental”, destacou.

A psicóloga Tereza Moura, supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, evidenciou durante o encontro, que o suicídio é reconhecido como um comportamento com determinantes multifatoriais, resultante de fatores psicossociais, biológicos, culturais e socioambientais, que acontece como um grito de socorro. “Conforme apontado na própria Carta de Alagoas, o suicídio tornou-se um problema social e de saúde pública a ser enfrentado, especialmente porque tem afetado, principalmente, grupos específicos, como jovens, negros, idosos, portadores de doenças crônicas, trabalhadores rurais, indígenas, população LGBTQIAP+ e de pessoas acometidas pelos transtornos mentais, considerando-se também os relacionados ao álcool e outras drogas”, explicou.

Edição Especial Cine Cavida

Entre as ações voltadas para a prevenção do suicídio foi anunciado, durante o encontro com os membros do CEPPSAL, a realização de uma edição especial do Cine Cavida, que irá ocorrer às 9h, no 1º de julho, no Cine Arte Pajuçara, em alusão ao Mês do Orgulho LGBT+. Durante o evento será exibido o filme “Orações para Bobby”, seguido de momento de debate sobre saúde mental e suicídio, voltado à população LGBT+, que é um dos segmentos sociais onde se tem registrado grande número de suicídio, em razão da rejeição e discriminação.

O debate terá como facilitadora a presidente do Cavida, Wilzacler Rosa, que irá contar com a parceria da psiquiatra da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau, Rose Viviane. “O filme representa uma oportunidade importante para discussão e apresentação da realidade que muitos membros da comunidade LGBT+ passam ao longo de suas vidas”, declarou a supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Moura.