19/02/2024 17:10 | Saúde

Sesau discute parceria com universidade de Santa Catarina para agilizar cumprimento das demandas judiciais da saúde

Sistema dará celeridade ao acompanhamento e resolução de processos remetidos pelo Judiciário à Secretaria de Estado da Saúde


Reunião para discutir projeto que irá promover a economia por meio da tomada de decisão mais ágil

Débora Rosset / Ascom Sesau


Ascom Sesau

Gestores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) se reuniram, nesta segunda-feira (19), com técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para discutir a implementação de um sistema de acompanhamento dos processos judiciais da saúde estadual, denominado de SDJUD. O encontro ocorreu na Sala de Situação da pasta, situada no bairro Jaraguá, em Maceió.


A UFSC já mantém esse tipo de parceria com o Ministério da Saúde (MS) e outras unidades federativas, com o intuito de dar celeridade na resolução dos processos judiciais, bem como, promover a economia para os cofres públicos, através da tomada de decisão mais ágil.


De acordo com o médico Bruno Rolim, uma nova reunião será realizada no próximo mês para definir as estratégias de implementação do projeto. “A parceria é muito importante para a Sesau, pois permitirá a atuação ágil frente às demandas judiciais e contribuirá para a economia dos cofres públicos, permitindo mais investimentos na saúde da população alagoana”, disse.


Estiverem presentes na reunião representando a Sesau o secretário executivo de Regulação e Gestão, Igor Montteiro, o secretário de Gestão Interna, Éder Correia, o superintendente estadual de Assistência Farmacêutica, Gilberto Alexandre, o gerente de Judicialização, João Claudino, e o médico do Núcleo de Judicialização, Bruno Rolim. Do grupo de técnicos da UFSC, participaram professores, o superintendente da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), Marcelino Hirofumi Ito, e o auditor federal Luís Cláudio.