29/03/2023 14:51 | Saúde

Sesau capacita médicos sobre manejo clínico dos pacientes com arboviroses e leptospirose

Iniciativa acontece nos dias 10, 11 e 13 de abril, na sede do Sindicato dos Médicos de Alagoas, em Maceió


Capacitação será focada no diagnóstico e tratamento de pacientes com arboviroses e leptospirose

Carla Cleto / Ascom Sesau


Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promove nos dias 10, 11 e 13 de abril a Capacitação para o Manejo Clínico dos Pacientes com Arboviroses e Leptospirose. A iniciativa é voltada para médicos dos hospitais e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos 102 municípios alagoanos e acontece na sede do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed/AL), no bairro do Trapiche, em Maceió.


A capacitação busca certificar, apoiar e preparar, de forma contínua, os profissionais que participam do diagnóstico e do controle dessas doenças no Estado, por meio da sensibilização. O treinamento irá focar na identificação de casos, conduta clínica e diagnóstico diferencial para o alcance de tratamento adequado, redução da gravidade dos sintomas e diminuição do risco de complicações e óbitos.


Inscrições

O treinamento terá como facilitadores os infectologistas José Maria Constant e Luciana Pacheco e vai ofertar um total de 210 vagas, sendo 70 por dia, tendo o dia da participação podendo ser escolhido pelo participante, conforme disponibilidade de vagas. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 7 de abril, através do endereço eletrônico https://doity.com.br/capacitao-sobre-manejo-clnico-das-arboviroses.


Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a capacitação representa uma oportunidade para crescimento profissional e aquisição de conhecimento para comunidade médica. Paralelamente, ele será importante para aperfeiçoar o diagnóstico e tratamento de pacientes com dengue, Zika, chikungunya e leptospirose.


“A busca por excelência e conhecimento é fundamental para todos os profissionais, principalmente para a classe médica. Nosso compromisso é assegurar que a população tenha acesso a assistência ágil e qualificada e, para isso,  estamos investindo na capacitação dos profissionais, contando com a expertise de profissionais altamente capacitados e referência nas áreas em que atuam”, ressaltou o gestor da saúde estadual.