24/08/2023 18:19 | Saúde

Sesau atende 2.300 pessoas durante ação na comunidade do Flexal

Iniciativa faz parte do Programa Vida Nova nas Grotas e ocorreu nesta quinta-feira (24)


Larissa Souza fez uma consulta com a ginecologista durante a ação

Carla Cleto / Ascom Sesau


Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) levou, nesta quinta-feira (24), diversas ações e serviços de saúde para a comunidade do Flexal, situada no bairro Bebedouro, em Maceió. A iniciativa, que culminou com 2.302 atendimentos, fez parte do Programa Vida Nova nas Grotas, idealizado pelo Governo do Estado e que beneficia comunidades carentes de Alagoas.


Na ocasião foram disponibilizadas consultas nas especialidades de cardiologia, ginecologia, pediatria, clínica geral, além da realização de exames pré-operatórios e testes rápidos para sífilis e HIV. Também foram disponibilizadas orientações sobre prevenção de doenças e problemas de saúde, como a obesidade, diabetes e hipertensão.


A médica e coordenadora do Núcleo de Regulação da Sesau, Lysgreth Sanchez, ressaltou a importância da ação para os moradores da comunidade do Flexal. “São consultas com especialistas levadas para a população. Por meio desta iniciativa, geramos mais conforto e acessibilidade, evitando deslocamento para grandes centros de referência”, explicou.


Para o aposentado Antônio dos Santos, de 69 anos, o dia foi de check up para o coração. “Aproveitei para me consultar com um cardiologista e para fazer exames e averiguar se está tudo bem comigo, pois a prevenção é sempre o melhor remédio”, ressaltou. Já José dos Santos, de 54 anos, precisou de uma consulta para avaliar dores fortes que sente no pé. “Estou satisfeito com a organização e cuidado que recebi de todos”, disse.


Também presente ao evento, a jovem Larissa Souza pode realizar uma consulta com o ginecologista. “Marcar uma consulta com o ginecologista demora muito, porque existe grande procura. Mas, graças a esta ação da Sesau, consegui ser consultada perto de casa e espero que essa ação sempre se repita”, frisou Larissa.


O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância do Programa Vida Novas nas Grotas e enalteceu que a Sesau se faz presente para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. “A saúde tem que levar seus serviços onde o povo está e necessita, sempre atuando de forma técnica e humanizada”, enfatizou o gestor.