09/02/2024 09:16 |

Sesau apresenta dados da dengue em Alagoas para Ministério da Saúde

Casos diminuíram no comparativo dos anos entre 2022 e 2023

Reunião entre Sesau, Ministério da Saúde e governadores ocorreu por videoconferência

Olival Santos

Suely Melo

Em uma reunião por meio de videoconferência com o Ministério da Saúde (MS), governantes e secretários dos Estados do Brasil, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apresentou os dados de Alagoas em relação à dengue. No comparativo entre os anos de 2022 e 2023 os casos da doença no estado diminuíram em quase 90%.

Durante 2023, Alagoas registrou 4.287 casos de dengue e quatro óbitos, marcando uma notável diminuição em comparação com os 33.609 casos e 21 mortes de 2022. A redução foi alcançada por meio de ações como capacitação de profissionais de saúde e suporte técnico da Sesau aos 102 municípios alagoanos.

Neste ano de 2024, no mês de janeiro, foram contabilizados 174 casos de dengue em Alagoas. No mesmo período de 2023 o número foi de 260. Em ambos os períodos não houve mortes pela doença no Estado. “O objetivo principal da reunião é a redução de casos e óbitos pela doença no Brasil. Nós, em Alagoas, apresentamos reduções nos números de casos de dengue, mas já estamos planejando e identificando ações para conter as arboviroses como um todo no nosso estado”, relatou a gerente estadual de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis, a enfermeira Waldinéia Silva, que participou da reunião.

Para analisar o panorama da dengue em Alagoas, o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes, antes de participar da reunião com o MS, também recebeu o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), Gino César, para tratar sobre a importância de parcerias para elaborar ações no combate à doença.

“Mesmo Alagoas apresentando uma baixa bastante significativa quanto aos números da dengue em nosso estado, precisamos continuar com as ações para que a diminuição continue ocorrendo, pois ela é um trabalho conjunto feito com muito esforço por todos”, disse Gustavo Pontes.

De acordo com o infectologista Renee Oliveira para evitar aumento dos casos, a Sesau promove todos os anos orientações para os agentes de endemias municipais, solicitando que reforcem a busca ativa por focos do mosquito vetor, evitando desta forma possíveis surtos da dengue.

Características e sintomas

A dengue é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). Entre os principais sintomas da doença estão febre alta igual ou superior a 38°C, dor no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, além de mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Também podem ocorrer erupções e coceiras na pele. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Em casos suspeitos de dengue, o paciente deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), gerenciadas pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs).