28/12/2022 15:53 | Saúde

Sesau alerta sobre importância de completar esquema vacinal contra Covid-19 para evitar aumento de casos após Réveillon

Orientações foram repassadas por infectologistas na última reunião do ano do Grupo Técnico Científico


Infectologistas orientam que esquema vacinal contra deve estar completo antes do Reveillon

Carla Cleto / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

Para evitar o aumento de casos de Covid-19 após as festas do Réveillon, os infectologistas do Grupo Técnico Científico (GTC) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alertaram para a necessidade de atualizar o esquema vacinal contra o novo coronavírus. A orientação foi repassada nesta quarta-feira (28), durante a última reunião do ano sobre o monitoramento do panorama epidemiológico, realizada pela Sesau.

 

Conforme o Programa Nacional de Imunização, o esquema vacinal atual é formado por duas doses ou dose única no caso da Janssen, mais dois reforços e uma dose adicional para imunossuprimidos. Desde o dia 1º deste mês, a Sesau ampliou a vacinação contra a Covid-19 para crianças acima de seis meses a menores de três anos, sem comorbidades, com base em parecer do GTC.

 

Alagoas vive um cenário de estabilização no número de casos e internações, mas as medidas sanitárias devem continuar sendo seguidas para que os casos não voltem a subir. A principal delas, conforme o chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infecciosas da Sesau, infectologista Renee Oliveira, é a vacinação, cujo esquema vacinal deve ser seguido à risca, evitando, inclusive, as variantes.

 

“Com as festas de confraternização de fim de ano, Réveillon e as férias de janeiro, além do aumento do fluxo de turistas em Alagoas, haverá grande circulação do novo coronavírus e de suas variantes. Por isso, precisamos continuar nos protegendo e aos nossos familiares, principalmente os idosos. Para isso, as vacinas são extremamente eficazes e evitam que os pacientes evoluam para um quadro mais grave, que pode levar a óbito”, ressaltou o infectologista.

 

Renee Oliveira alertou também para a necessidade de as pessoas evitarem aglomerações, principalmente, no último fim de semana do ano, quando ocorrem as festas de Réveillon. "Além de procurar os postos de saúde ou pontos de vacinação de seus municípios para receber o imunizante contra a Covid-19, a população deve evitar locais com grande fluxo de pessoas, usar máscara nos ambientes fechados e no transporte público e lavar as mãos com frequência, seja usando água e sabão ou álcool em gel a 70%”, disse.

 

Ainda segundo o infectologista, a disseminação do novo coronavírus pode ser controlada com o cumprimento das medidas de prevenção e que a conscientização da população faz a diferença no combate à pandemia da Covid-19.

 

“Começar o ano de 2023 com as doses em dia garantirá mais proteção contra a doença. Por isso, orientamos as pessoas a completarem seu esquema vacinal o quanto antes, pois ainda existe um período para que a vacina atue completamente no sistema imunológico. Seguir as recomendações de prevenção ainda é necessário para conseguirmos controlar o número de pessoas infectadas, diminuindo as internações e mortes”, reforçou.

 

Importância do GTC

 

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância das reuniões semanais do Grupo Técnico Científico para analisar o quadro epidemiológico da Covid-19 e assessorar na tomada de decisões técnicas.

 

“Estamos vivendo um momento diferente do período da pandemia, que teve início no final de 2019. Agora, já conhecemos como o novo coronavírus se comporta e suas variantes. Isso nos permite monitorá-lo, principalmente nos períodos de sazonalidade. Sendo assim, é fundamental que a população alagoana siga corretamente as recomendações do GTC e, principalmente, se imunize”, enfatizou o secretário.

 

As reuniões do Grupo Técnico ocorreram semanalmente e serviram para analisar a sazonalidade do novo coronavírus, as medidas sanitárias para prevenir a sua disseminação e a cobertura vacinal nos 102 municípios alagoanos. Para isso, foram examinados os dados dos Boletins Epidemiológicos emitidos pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), bem como a ocupação de leitos de Enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), divulgados pela Central Estadual de Regulação de Leitos, que podem ser acompanhadas pelo site https://www.saude.al.gov.br/covid-19/.