12/02/2023 15:16 | Saúde

PREVENÇÃO

Sesau alerta para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis no Carnaval

Testes para diagnosticar infecções são oferecidos, gratuitamente, nos 102 municípios alagoanos


Ruana Padilha / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), alerta a população sobre a necessidade de adotar medidas preventivas durante o período de Carnaval. A orientação é que em caso de sexo desprotegido as pessoas realizem exames para diagnosticar possíveis infecções.


Os testes para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites B e C podem ser feitos, gratuitamente, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 102 municípios alagoanos e nos Centros de Referências. Os exames são práticos e de fácil execução. Porém, é necessário esperar o prazo da janela imunológica, que é o intervalo de tempo decorrido entre o contato com o vírus até a primeira detecção de antígeno ou anticorpo produzido pelo sistema de defesa do organismo.


A coordenadora do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesau, enfermeira Sheila Dos Anjos, explica que o risco de contrair alguma IST ocorre nos três tipos de relações sexuais: oral, vaginal e anal, sendo o último o de maior risco. E orienta que após expor a saúde em uma relação sexual desprotegida, é fundamental realizar exames para diagnosticar possíveis infecções.


“Sabemos da importância do diagnóstico precoce das doenças e, por isso, incentivamos a população que tenha praticado relação sexual desprotegida que procure realizar o exame, pois, caso seja detectado alguma infecção, é fundamental iniciar o tratamento o mais rápido possível”, alertou, ao informar que após uma relação sexual desprotegida, o teste rápido deve ser feito após 30 dias.


Para realizar o exame é necessário apresentar apenas um documento de identificação em qualquer unidade de saúde. De acordo com a coordenadora, a preocupação com as ISTs deve existir o ano todo, mas no Carnaval se intensifica devido às várias festas. “Orientamos sempre o uso de preservativos, feminino e masculino, em qualquer período do ano. O estado disponibiliza em todas as unidades de saúde camisinhas e elas podem ser retiradas, gratuitamente, sem restrição de quantidade. Muito melhor que cuidar de uma doença é prevenir, por isso, cuidem-se e protejam-se!”, recomendou.


O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destaca a importância das orientações e ações da saúde no combate ao ISTs. “As pessoas acabam se colocando em uma situação de vulnerabilidade ao deixarem de se cuidar principalmente nesta época do ano. Ressaltamos a importância da prevenção ao praticar ato sexual, no estado não faltam insumos. Inclusive, colocamos à disposição da população por meio de exames e tratamento”, declarou.