07/06/2023 19:22 | Saúde

Sesau acompanha consultas do Programa TeleNordeste em Delmiro Gouveia

Em Alagoas, projeto foi introduzido em junho de 2022 e já beneficia municípios da II e X regiões de Saúde


Gerente de Atenção Primária da Sesau, Karini Omena, acompanhou as consultas ao lado do secretário de saúde de Delmiro Gouveia, Ricardo Cruz

Olival Santos / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Ssau

 A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) acompanhou, nesta quarta-feira (7), consultas em pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria José da Silva Bezerra, em Delmiro Gouveia, realizadas via telemedicina, por médicos do Hospital da Beneficência Portuguesa, de São Paulo (SP). As consultas fazem parte do Programa TeleNordeste, criado pelo Ministério da Saúde (MS), que visa ampliar o alcance da população a consultas com médicos especialistas na própria Atenção Primária, beneficiando, preferencialmente, moradores de locais distantes dos grandes centros urbanos.

 

Em Alagoas, o projeto foi introduzido em junho de 2022 e já beneficia os moradores das cidades de Mata Grande, Pariconha, Água Branca, Inhapi, Delmiro Gouveia, Olho d’Água do Casado, Piranhas, Jacuípe, Maragogi, Porto Calvo, Japaratinga, Matriz do Camaragibe, Passo do Camaragibe, Porto de Pedras, São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Milagres. O TeleNordeste disponibiliza serviços de telemedicina para as UBSs, priorizando aquelas nas quais são observadas baixa oferta de serviços especializados para atendimento a pacientes com condições crônicas e vazios assistenciais da atenção especializada.

 

Acompanhada do secretário de saúde de Delmiro Gouveia, Ricardo Cruz, a gerente de Atenção Primária da Sesau, Karini Omena, monitorou os atendimentos na UBS Maria José da Silva Bezerra, e explicou que as consultas com o especialista do Hospital da Beneficência Portuguesa são realizadas de forma triangular, ou seja, além do paciente, estão presentes o enfermeiro e o médico clínico da UBS. “As consultas triangulares representam uma forma de qualificar o atendimento da Atenção Básica nas UBS, ampliando o conhecimento em saúde. Delmiro Gouveia foi uma das primeiras cidades a aderir ao programa e, por isso, viemos acompanhar in loco essas consultas acontecendo”, salientou.

 

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, comemorou a implantação do Programa TeleNordeste na saúde pública de Alagoas. “Trazer para a população alagoana, consultas com especialistas do hospital paulistano Beneficência Portuguesa, por meio da telemedicina, é um marco para o nosso Estado. Com isso, estamos promovendo mais conforto para nossa gente, que agora pode ser acompanhada de forma regionalizada, sem precisar se deslocar para Maceió”, destacou.

 

Beneficiados

 

Iniciando a terceira consulta com especialista em cardiologia, a paciente Eva dos Santos, de 45 anos, relembrou que, no início do tratamento, tinha que se deslocar para outros municípios para se consultar. “Estou gostando muito do atendimento, de estar sendo acompanhada por um especialista aqui mesmo em Delmiro Gouveia. Eu tenho insuficiência cardíaca e renal e, após começar o tratamento com esses médicos, além de tomar os medicamentos corretos, já me sinto melhor. Eu estava com 25% dos rins funcionando e, agora, já estou com 52%, devido à medicação que a especialista receitou”, contou a sertaneja.

 


Já a dona de casa, Maria da Silva, de 67 anos, passou pela primeira consulta triangular com um médico especialista em geriatria do Hospital Beneficiência Portuguesa. Ela afirmou que gostou da consulta e que se adaptou bem com a nova forma de atendimento médico. “Eu ainda não tinha me consultado dessa maneira, mas achei muito bom. Escutei todas as orientações direitinho e a médica aqui do posto de saúde me explicou bem como proceder”, pontuou a moradora de Delmiro Gouveia.

 

Atuando há oito anos na UBS Maria José da Silva Bezerra, a médica Ana Laura ressaltou a importância do TeleNordeste no atendimento a moradores da região. Ela relatou que, desde a implantação do projeto na cidade, já foram atendidos 22 pacientes. “A minha experiência com o programa é muito positiva, já faz quase um ano que estamos usufruindo das vantagens do TeleNordeste. E soma muito para os pacientes, para mim como profissional, pois nem sempre temos tempo de estar se atualizando e, esse contato com os especialistas, ajuda muito no atendimento dos pacientes aqui da área, evitando que eles tenham que se deslocar para outras regiões, o que faz muita diferença na comunidade”, explicou.