27/07/2023 18:38 | Saúde

Sesau abre inscrições para Encontro dos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde

O encontro tem o objetivo de promover a integração dos setores de Vigilância em Saúde com a Rede Cievs; participantes devem garantir participações por meio de inscrição online

Encontro da Rede Cievs vai ocorrer nos dias 8 e 9 de agosto, em Maceió

Carla Cleto / Ascom Sesau

Ruana Padilha / Ascom Sesau

Com o objetivo de fortalecer as estratégias referentes à investigação de surtos, epidemias e pandemias, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), abriu as inscrições para o I Encontro da Rede Cievs Alagoas.

O evento é gratuito e destina-se aos coordenadores de Vigilância e de Atenção Primária em Saúde dos 102 municípios alagoanos, além dos coordenadores de vigilância dos hospitais do Estado e coordenadores das áreas técnicas da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevisa). A realização será nos dias 8 e 9 de agosto, e as inscrições devem ser feitas por meio da plataforma online doity.

No dia 8 de agosto, o encontro acontecerá no auditório da Academia da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), localizada na Avenida Assis Chateaubriand, no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, e as inscrições devem ocorrer pelo link [https://doity.com.br/i-encontro-rede-cievs-alagoas]. Já no dia 9 de agosto, o evento ocorrerá no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), no bairro Farol, em Maceió, cujas inscrições devem ser realizadas no link [https://doity.com.br/i-encontro-rede-cievs-alagoas-2].

O encontro tem o objetivo de promover a integração dos setores de Vigilância em Saúde com a Rede CIEVS, ao mesmo tempo em que promoverá um treinamento sobre investigação de surto. Para a gerente estadual de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis, enfermeira Waldinéia Silva, o encontro será uma oportunidade de aprendizagem e de trocar experiências, conhecimentos e informações sobre a atuação da Vigilância em Saúde, com objetivo de fortalecer o diálogo e a cooperação entre os coordenadores estaduais e municipais.

“Teremos uma programação diversificada e repleta de palestras enriquecedoras, onde contaremos atualizações dos serviços frente à atuação na ocorrência de um surto, epidemia e pandemia. O encontro será um momento de aprendizado, reflexão e construção coletiva de propostas que visam melhorar a gestão e a qualidade dos serviços de vigilância no nosso Estado, possibilitando que possamos apresentar casos práticos, que ocorrem em nosso cotidiano”, afirmou  Waldinéia Silva.

O Cievs visa fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde para identificar precoce e oportunamente emergências em saúde pública. Atualmente, o Cievs compõe a Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, que conta com 54 centros ativos em todo o Brasil, com representações nos 26 estados brasileiros, no Distrito Federal, em todas as 26 capitais.

Programação

No primeiro dia do evento, os participantes contarão com palestras com os seguintes temas: Rede Nacional dos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Rede Cievs) e suas Particularidades; A Vigilância Epidemiológica Hospitalar; e Experiências dos Cievs. Também haverá uma mesa de discussão com o tema Emergências em Saúde Pública no Brasil: Preparação, Vigilância e Resposta.

No segundo dia, as palestras abordarão os temas: Interdependência entre Vigilância e Assistência frente a situações de emergência em saúde pública; O papel do Cievs na investigação de eventos de emergência em saúde pública; e Passos na Investigação de Surtos. Na sequência, haverá um simulado sobre Investigação de Surto”.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou que o encontro da Rede Cievs é fundamental para aprimorar as ações de Vigilância em Saúde no Estado. "É um serviço da saúde que funciona todos os dias da semana para investigar e notificar surtos, epidemias e pandemias. O seu papel na saúde é fundamental e ficou comprovado durante a Pandemia da Covid-19, pela resposta eficiente que apresentou nas ações de vigilância em saúde desenvolvidas pela Sesau", salientou o gestor da saúde estadual.