13/11/2023 14:12 | Saúde

Sesau abre inscrições para capacitação sobre a febre maculosa

Treinamento é voltado para os técnicos dos 102 municípios alagoanos e vai ocorrer nos dias 28 e 29 deste mês


Capacitação sobre a febre maculosa é voltada para os profissionais de saúde dos 102 municípios alagoanos

Carla Cleto / Ascom Sesau


Carla Cleto / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está com inscrições abertas para a capacitação sobre o manejo clínico, laboratorial e os aspectos epidemiológicos relacionados à febre maculosa. A ação, promovida pela Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), é destinada aos profissionais de saúde dos 102 municípios alagoanos e vai ocorrer em duas edições.


A primeira será no dia 28 deste mês, no Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed/AL), em Maceió, voltada para os técnicos que atuam nos 56 municípios da I Macrorregião de Saúde. Já a segunda, destinada àqueles que trabalham nos 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, vai ocorrer no dia 29, no Campus Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no bairro Deputado Nezinho.


O curso terá como facilitadores o médico infectologista do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Rodrigo Angerani. Também irá participar da capacitação como facilitadora a consultora técnica do Ministério da Saúde (MS), Ana Carolina Farias; e a gerente de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Sesau, Waldinéia Maria da Silva, além do médico veterinário Vigilância e Controle das Zoonoses da Sesau, Clarício Bulgarim Neto.


Para o secretário do Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, os treinamentos são fundamentais para atualização dos profissionais sobre o manejo clinico das doenças, o que potencializa a assistência à população.


“Seguimos orientando os profissionais de todas as cidades alagoanas para o melhor desempenho durante os atendimentos da nossa população. Agora, é a vez do manejo clínico sobre febre maculosa e é essencial que todos os técnicos municipais participem, uma vez que eles serão atualizados sobre a suspeição, diagnóstico oportuno e tratamento adequado de casos”, explicou.


Para participar do treinamento voltado à I Macrorregião de Saúde, que vai ocorrer em Maceió, os técnicos devem acessar  (https://doity.com.br/workshop-febre-maculosa-200636-20231101083259-213388-20231101084754). Já os técnicos da II Macrorregião de Saúde, devem acessar (https://doity.com.br/workshop-febre-maculosa-200636-20231101083259) para se inscrever na capacitação que irá ocorrer em Arapiraca.


Febre Maculosa

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável, causada por bactérias do gênero rickettsiae, transmitidas por carrapatos, de gravidade variável, que pode agir de formas leves e atípicas, e formas graves. A transmissão da febre maculosa em seres humanos acontece por meio da picada do carrapato infectado, que adere à pele por um período de quatro a seis horas. Normalmente, o carrapato-estrela é encontrado em regiões de mata, fixando-se em animais até o contato humano.


Segundo o médico veterinário Vigilância e Controle das Zoonoses da Sesau, Clarício Bulgarim Neto, a febre maculosa apresenta como sintomas febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, náuseas e vômito. O diagnóstico é feito por exame de sangue. “A demora em identificar a doença pode provocar complicações graves, como insuficiência renal, comprometimento neurológico, problemas cardíacos e danos vasculares”, disse.


O diagnóstico é realizado por meio de exames específicos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). “São utilizados métodos sorológicos e a pesquisa direta da bactéria, como a Reação de Imunofluorescência Indireta (RIFI) e a Reação em Cadeia Polimerase (PCR). O tratamento é realizado através da utilização de antibióticos, também disponíveis na rede do SUS”, enfatizou o médico veterinário Clarício Bulgarim Neto.