24/11/2023 19:01 | Saúde

Servidores públicos estaduais doam 75 bolsas de sangue ao Hemoal

Ação realizada no Palácio República dos Palmares faz parte da campanha Heróis do Hemoal


Proximidade com o local de trabalho facilitou a adesão dos servidores à campanha

Agência Alagoas


Josenildo Törres / Ascom Sesau

Servidores públicos estaduais deram uma demonstração de solidariedade ao participarem da campanha Heróis do Hemoal, realizada nesta quinta (23) e sexta-feira (24), no Palácio República dos Palmares. A ação voluntária resultou na coleta de 75 bolsas de sangue para reforçar o estoque do Hemocentro.

 

Além de receber doadores de sangue nos postos fixos de Arapiraca, Coruripe e Maceió, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) percorre todo o Estado promovendo coletas externas para manter o estoque estabilizado. Desta vez, o ato voluntário envolveu o funcionalismo público estadual.

 

Como cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, presume-se que a ação no Palácio República dos Palmares possa salvar a vida de cerca de 300 pessoas que necessitem de transfusões de sangue nas maternidades, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais alagoanos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Entre os servidores que participaram da ação voluntária está o designer gráfico da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Ronaldo Pontes, que aproveitou a proximidade com o seu local de trabalho e praticou o gesto nobre. “Espero que esta iniciativa estimule outras instituições e órgãos públicos a solicitarem a presença da equipe do Hemoal", sugeriu Ronaldo Pontes.



 

Como Agendar


Assim como ocorreu no Palácio República dos Palmares, outros órgãos públicos, empresas, igrejas, escolas, universidades e Organizações Não Governamentais (ONGs) podem promover coletas em suas sedes. Para isso, basta acionar o Núcleo de Captação de Doadores de Sangue do Hemoal, que irá checar se o local atende aos pré-requisitos exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

No caso das instituições que estejam localizadas na I Macrorregião de Saúde, que engloba Maceió e mais 55 municípios da Região Metropolitana, litorais Norte e Sul e Zona da Mata, basta entrar em contato com o Hemoal Maceió, pelo telefone 3315 2109.

 

Para os órgãos situados na II Macrorregião de Saúde, formada por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, é necessário acionar o Hemoal Arapiraca, através do telefone 98884-6017.

 

"O Hemoal atua em duas frentes para atender à demanda transfusional que nos chega diariamente. Além dos nossos postos fixos de coleta, promovemos as coletas itinerantes, que têm como objetivo facilitar o acesso de pessoas que não têm tempo ou condições de se deslocar até nossas unidades", ressaltou a assistente social do Hemoal, Rayara Andrade, ao agradecer a iniciativa dos servidores públicos estadual.