Servidores do Noélia Lessa são capacitados sobre acolhimento e cuidado aos pacientes em situação de rua
O treinamento faz parte de ciclo de palestras iniciado no mês de julho deste ano, através do Núcleo de Políticas Transversais da Sesau
Capacitação ocorreu nesta quarta-feira (20) e foi voltada para os servidores que atuam no Ambulatório Noélia Lessa
Olival Santos / Ascom Sesau
Ruana Padilha / Ascom Sesau
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) capacitou, nesta quarta-feira (20), os servidores do Ambulatório 24 Horas Noélia Lessa sobre acolhimento e cuidado aos usuários em situação de rua. O treinamento ocorreu no auditório da unidade, localizada no bairro Levada, em Maceió, e faz parte do ciclo de ações iniciado em julho deste ano, através do Núcleo de Políticas Transversais.
A capacitação tem como objetivo qualificar os profissionais que trabalham no atendimento à população e assegurar assistência ainda mais humanizada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em situação de rua. Durante os treinamentos, são demonstradas estratégias e metodologias de trabalho para a promoção e efetivação dos Direitos Humanos.
A capacitação foi ministrada pela da técnica de referência das Políticas Transversais da Sesau, psicóloga Elma Liliane de Araújo. Durante a palestra, foram abordados temas como a Política Nacional para a População em Situação de Rua (PNPR), dignidade e inclusão e a importância da humanização desde o momento de acolhimento desse público. A coordenadora do Serviço Social do Ambulatório Noélia Lessa, assistente social Juliane Pereira, explicou que o treinamento é fundamental para que os profissionais da unidade possuam um olhar ainda mais humanizado.
“Um bom acolhimento proporciona ao paciente segurança e confiança, facilitando o estabelecimento de uma relação de parceria entre profissional e paciente. E é nosso dever garantir assistência a toda população de forma igualitária. Estamos situados em uma região carente e já atuamos para atender a todos com humanização, mas, é importante ampliarmos nossos conhecimentos”, disse.
Para o diretor do Ambulatório 24 Horas Noélia Lessa, Danilo Felipe, a iniciativa representa uma forma de aprimorar a qualidade do atendimento e garantir a satisfação dos pacientes. “A capacitação é de extrema importância para garantir a qualidade no atendimento aos pacientes. Nossa unidade possui uma demanda muito grande de pacientes em situação de rua, por isso, a capacitação é fundamental para que os profissionais estejam ainda mais atentos e sensíveis durante o atendimento”, destacou.
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