05/06/2023 11:16 | Tecnologia e Inovação

Servidores do Itec participam do maior evento sobre monitoramento Zabbix da América Latina

Evento contou com participantes da Letônia, Argentina, Uruguai, México, Colômbia e vai até o próximo dia 4, no Bourbon Convention Ibirapuera


Analista de Redes Kleiner Jatobá e o analista de infraestrutura Rivanildo Tavares participaram do evento

Divulgação


Viviane Chaves

Servidores do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) estiveram em São Paulo, participando do maior evento sobre monitoramento Zabbix da América Latina. Além do Brasil, o evento conta com participantes da  Letônia, Argentina, Uruguai, México, Colômbia e ocorreu até o domingo (4), no Bourbon Convention Ibirapuera.

 

O analista de Redes Kleiner Jatobá é um dos responsáveis pela ferramenta Zabbix no Itec e  participou do evento junto com o analista de infraestrutura Rivanildo Tavares. Ele  considerou esse encontro muito importante porque, além de capacitá-los, trará conhecimento específico das novidades da Zabbix e as práticas para sua implementação, bem como promove uma troca de ideias entre os profissionais brasileiros e de outros países da América Latina presentes ao evento. “Foi um encontro para compartilharmos conhecimentos, com atividades que estão acontecendo exclusivamente em São Paulo”, explicou Kleiner.

 

Como funciona

 A Zabbix apoia a resolução de problemas de gerenciamento mais difíceis na rede de TI, bem como simplifica a infraestrutura de TI, o que reduz os custos. No setor governamental, o monitoramento e a avaliação de dados são a chave para o desempenho da gestão estratégica.

 

A cada ano, os serviços públicos têm se tornado mais orientados para os recursos e oportunidades on-line, de modo que o setor governamental depende, em grande parte, da disponibilidade e do bom desempenho desses serviços. O processo de monitoramento passou a ser um recurso essencial para todas as instituições governamentais e públicas, possibilitando garantir a estabilidade e o trabalho contínuo dos serviços prestados on-line.