08/03/2023 14:51 | Educação

VALORIZAÇÃO

Servidoras da Educação são homenageadas no Dia Internacional da Mulher

Programação especial conta com aula de hidroginástica e até sessões de cinema e acupuntura


Exposição de arte com produtos confeccionados pelas servidoras

Thiago Ataíde / Ascom Seduc


Joyce Andrea* / Ascom Seduc

Esta quarta-feira (8) vai ficar marcada na memória das mulheres que fazem a Educação de Alagoas. É que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reservou a data para homenagear as servidoras com uma programação repleta de atrações, a fim de celebrar o Dia Internacional da Mulher. E o dia começou com animação de sobra, ocasião em que as servidoras foram recepcionadas ao som do cantor e compositor Igbonan Rocha, com direito à aula de dança, além, é claro, de um café da manhã mais que especial.


Abrindo as comemorações, a secretária especial de Gestão da Rede Escolar, Roseane Vasconcelos, parabenizou a dedicação das servidoras. “Hoje saudamos e homenageamos as mulheres da educação. Nós, que somos a maioria, pois, a educação é essencialmente feminina. E todas aqui se dedicam diariamente na luta para transformar vidas. Não precisa estar em sala de aula para fazermos a diferença. Seja nas áreas administrativa e técnica, nós atuamos com paixão, e isso impacta positivamente a vida de milhares de pessoas”, discursou. 


Durante as ações, as servidoras ainda foram contempladas com momentos dedicados à beleza e bem-estar da mulher, com sessões de massagem e acupuntura, além de aula de hidroginástica. Ao final do dia, a programação será encerrada com uma sessão de cinema cujo filme aborda a bravura da mulher na luta histórica por direitos.


Segundo Telma Albino, técnica da Superintendência de Valorização de Pessoas, o evento foi organizado para valorizar as mulheres da educação para além de sua atuação enquanto servidoras. “Estamos sempre promovendo ações que engrandeçam o servidor. E, hoje, não poderia ser diferente. O respeito à mulher e o empoderamento feminino são aspectos que abordamos frequentemente. Afinal, podemos estar em todos os lugares. Precisamos, portanto, celebrar as nossas conquistas no dia de hoje, porque todas nós merecemos ser vistas como pessoas que contribuem para uma sociedade melhor. E seguiremos avançando nesse sentido”, avaliou.


E para aquelas que têm talentos artísticos, a Seduc também preparou uma exposição de arte com produtos confeccionados pelas servidoras, dando visibilidade, assim, às diversas competências das profissionais da educação.

 

Para a servidora Janeida Ângelo, a iniciativa da Seduc foi uma grande oportunidade de apresentar seu trabalho em crochê, uma espécie de hobby que lhe serve como terapia. "Quando recebi o convite para expor os meus produtos, fiquei muito feliz porque eu amo fazer o crochê e ver as pessoas usando aquilo que é fruto do meu trabalho. É muito gratificante. Então, foi uma excelente oportunidade de apresentar as minhas peças para quem ainda não conhecia esse meu lado artesã. Foi, ainda, uma grande chance de os colegas nos enxergarem também como pessoas, ou seja, para além do serviço público”, disse Janeida.


*Sob supervisão