01/11/2022 10:26 | Institucional

Servidora da Sefaz será agraciada com Medalha Sílvio Vianna de excelência no funcionalismo público

Solenidade ocorrerá no dia 10 de novembro, às 19h, no Espaço Armazém, no bairro de Jaraguá

Alexandra da Silva Vieira é superintendente de Planejamento Fiscal e auditora fiscal da Receita Estadual da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas

Karyne Gomes / Ascom Sefaz

Dedicação, esforço e reconhecimento. Alexandra da Silva Vieira, superintendente de Planejamento Fiscal e auditora fiscal da Receita Estadual da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) receberá, no dia 10 de novembro, a maior honraria concedida ao funcionalismo público do Estado. Trata-se da Medalha do Mérito Silvio Carlos Luna Vianna, que visa homenagear aqueles que tiveram uma longa trajetória no serviço público.

Promovida pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a honraria será entregue às 19h, durante solenidade no Espaço Armazém, localizado no bairro de Jaraguá. Para aqueles que desejam acompanhar a premiação, é necessário acessar o Instagram da Seplag (@seplagalagoas).

Destinada aos servidores públicos ativos do quadro permanente de cargos do serviço civil do Poder Executivo do Estado de Alagoas, a honraria reconhece o empenho dos servidores que se destacaram, entre outras coisas, pelo zelo, dedicação, espírito inovador e presteza nas suas áreas de atuação, ao compromisso com o interesse público e às atitudes e procedimentos meritórios na vida pública e pessoal.

Mais informações podem ser encontradas no Diário Oficial do Estado (DOE-AL), decreto n° 85.404, de 28 de outubro de 2022.

Biografia

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1997, a servidora começou a estudar para o concurso da Sefaz-AL entre os anos de 2000/2001. Foi então que, em 2002, tomou posse no concurso público da Fazenda.

Nos primeiros anos de trabalho iniciou a pós- graduação em Auditoria Contábil Fiscal pela Faculdade de Maceió (FAMA), assim como em Direito e Processo Tributário pela ESAMC, e em Auditoria e Perícia Contábil pela Faculdade Maurício de Nassau. Em 2008, concluiu o mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A generosidade e preocupação em passar conhecimento para a sociedade é outro traço que a diferencia. Alexandra é professora concursada da Ufal e ministra disciplinas da área contábil no curso de Ciências Contábeis. Em 2009 começou a lecionar no curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Tiradentes (Unit-AL).

Com excelência na prestação do serviço público de qualidade, no decorrer de sua jornada, Alexandra contribuiu com o projeto Malha Fiscal, palestras e treinamentos com contadores e contribuintes, ações da Operação Cartão de Visita do Contribuinte Arretado, capacitação dos servidores, além da estruturação de informações fiscais e da metodologia Tax Administration Diagnostic Assessment Tool (Tadat).

Pelos anos consecutivos, ela também passou por diversas responsabilidades: em 2011 assumiu o cargo de Gerente de Estruturação da Ação Fiscal; em 2021 participou do Grupo de Trabalho Pós – Sistema Público de Escrituração Fiscal (SPED) vinculado ao Confaz; em 2013 fez parte da primeira turma de treinamento do Auditor Eletrônico de Minas Gerais; em 2015 assumiu a Diretoria de Planejamento da Ação Fiscal; em 2016 participou da primeira Turma de Treinamento do Contágil Lite.

Já em 2017 esteve presente no 60º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat) e do GT Simplificação de Obrigações Acessórias do Encat; Em seguida foi designada para presidir a comissão especial, no âmbito da Sefaz, para receber e acompanhar a avaliação Tadat e, no ano de 2019 foi convidada para ser avaliadora da Tadat na Sefaz do estado do Maranhão; em 2018 assumiu o cargo de Superintendência de Planejamento Fiscal; em 2019 passou pela avaliação da Metodologia para Avaliação da Maturidade e Desempenho da Gestão Fiscal (MD-GEFIS).

Em 2020 lecionou no curso de ambientação para os novos servidores da Sefaz; em 2021 ministrou o curso Tadat; por fim, em 2022, lecionou o curso de ambientação para os novos servidores do órgão.

“Em primeiro lugar, agradeço a Deus, sinto-me honrada e muito feliz por ser uma das servidoras agraciadas. Essa medalha marca a minha trajetória durante esses 20 anos que estou na Sefaz. É uma emoção e, ao mesmo tempo, uma satisfação imensa por ter esse reconhecimento e a valorização profissional. Dedico essa honraria a Deus, à minha família e compartilho com todos os meus colegas fazendários que tanto se dedicam pelo engrandecimento do estado de Alagoas”, destaca a superintendente.

O prêmio

A Medalha do Mérito Silvio Carlos Luna Vianna, que é uma das honrarias mais esperadas pelo funcionalismo público alagoano, homenageia anualmente dez colaboradores que tenham desempenhado um trabalho de destaque durante suas trajetórias enquanto servidores.

Além da servidora da Sefaz-AL, também serão condecorados os  servidores públicos Roberson Leite Silva Júnior, da Seplag; Sara Jane Cerqueira Bezerra, da Uneal; Antônio Carlos Lins Vasco, da Polícia Civil; Georginei Souza Neri, da Fapeal; Camille Lemos Cavalcante Wanderley, da Sesau; Andréa Maria Pinheiro Tenório Magalhães, da Uncisal; Edira Pólido do Carmo Soares, do Detran; Genivaldo Damasceno Santos Júnior, da Seduc; além da Valdenira Chagas dos Santos, da Semarh.

Decorrente do Decreto Governamental nº 3.986, de 11 de março de 2008, a medalha reforça a importância do instrumento de reconhecimento público pelo trabalho empenhado e valorização dos servidores do Estado. Entre as principais características que regem a vida dos servidores condecorados estão a superação, inovação no ambiente de trabalho, empatia, diligência, engajamento e paixão por servir.