18/05/2023 16:43 | ServiçosInclusão Social

Serviços ofertados pelo Sine Alagoas ajudam na inserção de profissionais no mercado de trabalho

Usuários podem acessar de maneira gratuita os serviços oferecidos em mais de dez agências distribuídas pelo estado


Cadastro do currículo e consulta de vagas de emprego disponíveis estão entre os serviços ofertados

Agência Alagoas


Natalício Vieira, sob supervisão

Com o objetivo de inserir profissionais no mercado de trabalho, ajudando os empregadores na seleção do trabalhador de acordo com os requisitos de cada vaga ofertada, o Sine Alagoas conta com mais de dez unidades distribuídas por todo o estado, atendendo aos trabalhadores e empresas. Os serviços disponibilizados são gratuitos e vão desde a criação do currículo até o encaminhamento para entrevistas de emprego.

 

O trabalhador que ainda não possui o currículo profissional pode contar com a ajuda da equipe do órgão na elaboração do documento. Para isso é necessário comparecer a um dos postos de atendimento de forma presencial, portando o CPF, RG, Comprovante de Residência, Carteira de Trabalho Física ou Digital, se possuir, além de certificados e diplomas que comprovem o grau de escolaridade e cursos.

 

Ao término, o documento físico é gerado e disponibilizado ao usuário no formato digital (PDF e Word). O candidato é cadastrado no banco de vagas do Sine Alagoas, para concorrer a uma vaga de emprego. Para os usuários que já possuem o documento, a equipe apenas confere as informações e ele é cadastrado no sistema de vagas.

 

Captação de vagas e atendimento ao empresário

 

Já os empresários que desejam disponibilizar vagas no Sine Alagoas podem fazê-lo por meio do Mais Emprego, programa que tem o intuito de conseguir trabalhadores qualificados para compor o seu quadro de funcionários. A solicitação pode ser feita de maneira presencial ou on-line. Em caso de dúvidas, basta procurar uma das unidades de atendimento para obter mais informações.

 

Habilitação ou restituição do seguro-desemprego

 

Para dar entrada no seguro-desemprego, os usuários podem comparecer presencialmente nos postos de atendimento, portando o seu documento de identificação. A equipe do Sine vai realizar a consulta do CPF e, caso o trabalhador não possua o cadastro, o mesmo é realizado imediatamente. O benefício tem por finalidade promover assistência financeira temporária ao desempregado, em virtude de dispensa involuntária.

 

Emissão da Carteira de Trabalho Digital

 

A Carteira de Trabalho é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço. E, visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador, o Ministério da Economia lançou a Carteira de Trabalho Digital, em substituição à Carteira de Trabalho física, que está disponível para os cidadãos por meio de aplicativo para celular nas versões iOS e Android, e Web. A equipe do Sine Alagoas ajuda os usuários na solicitação e emissão do documento.

 

As unidades contam ainda com equipes para orientar os usuários na busca por oportunidades de trabalho, ou seja, aquelas que se encaixam em seus cursos e formação profissional. Os profissionais também orientam como se portar em uma entrevista de emprego e a vestimenta adequada, além dos cursos de formação e qualificação profissional do trabalhador.


O Sine Alagoas possui mais de dez agências distribuídas por todo o estado. Em Maceió, elas ficam localizadas nas Centrais Já! dos shoppings Farol, Maceió e Pátio, além da unidade do Jaraguá. Já no interior, nas cidades de Arapiraca, Coruripe, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Teotônio Vilela, e nas Centrais Já! dos municípios de Porto Calvo e União dos Palmares. Mais informações podem ser obtidas pelo número (82) 3315-1875.