17/01/2023 16:41 | SegurançaSaúde

Seris promove Janeiro Branco em todas as unidades do sistema prisional

Iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde mental


Campanha auxilia no combate a depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outras doenças, e garante a preservação da saúde mental dos reeducandos

Jorge Santos / Ascom Seris


Janaina Marques / Ascom Seris

A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realiza uma série de ações durante todo o mês de janeiro, voltadas para a campanha ‘Janeiro Branco’. Equipes da Gerência de Saúde do órgão estão visitando todas as unidades prisionais do Estado para alertar as pessoas privadas de liberdade sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.

 

O presídio masculino Baldomero Cavalcante foi o primeiro a receber as ações da Seris. Nesta terça-feira (17), os reeducandos participaram de palestras e ações educativas com sobre o tema.

 

A psicóloga Luisa Holanda, que atua na unidade, falou sobre a importância de abordar o assunto dentro do sistema prisional. “Estamos debatendo sobre saúde mental, tentando mostrar que é possível enfrentar o período de reclusão sem o uso de psicotrópicos, que eles normalmente utilizam para enfrentar a falta da família. Com isso, demonstramos que é possível superar a situação, por meio de várias alternativas, como a participação em atividades educativas, por meio do trabalho e do esporte, que são ofertados na unidade”, frisou Luisa Holanda.

 

A psicóloga enfatizou ainda que a iniciativa auxilia no combate a doenças como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outras, e, desta forma, proporciona a preservação da saúde mental durante o período de cumprimento da pena.

 

O reeducando Hebert Souza ressaltou a importância de ter participado da atividade proporcionada pela Seris, com a campanha Janeiro Branco. “Eu faço parte da banda da unidade, e a música tem ajudado bastante a manter a minha mente saudável. A música tem sido fundamental durante este período que eu estou aqui”, concluiu.

 

Segundo o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, ações como esta auxiliam na manutenção da ordem no sistema prisional. “Ações voltadas para saúde mental colaboram para o melhor funcionamento das unidades penitenciárias, como também para a segurança de todos que compõem o sistema prisional, pois a iniciativa evita que os apenados acabem desenvolvendo distúrbios comportamentais que possam causar maiores problemas, tanto para o funcionamento da instituição, como para a sociedade e entes que auxiliam neste processo”, disse.

 

A programação do “Janeiro Branco” acontece até a última semana de janeiro. A previsão é que a campanha contemple todas as unidades prisionais e setores administrativos da pasta.