13/06/2022 14:06 | Segurança

Secretaria de Ressocialização inicia instalação de parlatório virtual no sistema prisional alagoano

Em parceria com a OAB/AL, projeto piloto será implantando no Presídio Baldomero Cavalcanti, em Maceió


Seris e OAB/AL começam a implantar parlatório virtual no presídio Baldomero

Ascom Seris


Mayara Wasty/ Seris

Profissionais da Tecnologia da Informação da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) reuniram-se, nesta segunda-feira (13), no sistema prisional, para iniciar os trabalhos para implantação do parlatório virtual. A demanda foi discutida na última sexta-feira (10), em reunião entre representantes das instituições.


Com o parlatório virtual, os advogados poderão atender seus clientes remotamente, otimizando as atividades. “Hoje concluímos os trabalhos em relação à internet e vamos fazer a instalação de uma sala, no Presídio Baldomero Cavalcanti, para que possamos retomar o projeto”, conta Pedro Rocha, assessor de Tecnologia da Informação da OAB Alagoas.


“Iniciaremos pelo Baldomero Cavalcanti como um projeto piloto para, posteriormente, migrar para outras unidades. Será feito em parceria com a OAB e a Seris disponibilizará a logística local de Internet, marcação, deslocamento e escolta de reeducandos”, explicou o chefe de TI da Seris, Gleidson Galindo.


O chefe do Presídio Baldomero Cavalcanti, Alexsandro Luz, afirma que a iniciativa representa um avanço para o sistema prisional. “O parlatório virtual vai ser um ganho muito expressivo em termos de evolução dentro e fora do sistema prisional, como, por exemplo, na agilidade do atendimento e trato dos advogados com os clientes. Este trabalho se alinha com a excelência de ação do sistema prisional alagoano em nível Brasil”, disse.


Mais melhorias


Durante a reunião de sexta-feira (10), o secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel Marcos Sérgio de Freitas, também propôs a adoção de aplicativo para agendamento de todos os procedimentos referentes às pessoas recolhidas no sistema prisional: de visita de advogados, parentes, entrega de feiras, à necessidade do deslocamento para teleconferências. “Já dispomos da tecnologia. O software existente já nos foi cedido pelo Ceará e já podemos implantá-lo”, enfatizou.


“A reunião foi satisfatória e vários pleitos da Ordem foram atendidos. A implantação do parlatório, por exemplo, já está em vias de instalação. Outra pauta foi a ideia do aplicativo para agendamento de visitas. Creio que em breve espaço de tempo a advocacia alagoana vai ter o melhor atendimento do sistema penitenciário”, concluiu o presidente da OAB, Vagner Paes.