15/02/2023 16:53 | ServiçosSegurançaUtilidade Pública

NÃO PERCA SUA LIBERDADE

Seris inicia campanha preventiva contra ações delituosas nas festas carnavalescas

Objetivo é conscientizar sobre situações como assédio, embriaguez ao volantes e outros delitos, alertando para as consequências sociais e penais desses atos


Ilustração


Mayara Wasty

O carnaval é uma festa muito popular no Brasil, repleta de diversão e alegria. Porém, é preciso ficar atento, pois, apesar de um período festivo, não se pode esquecer as responsabilidades sociais. Pensando nisso, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) desenvolveu uma campanha intitulada “Não perca sua liberdade”. A ação tem como objetivo informar os cidadãos sobre as consequências de seus atos.

Por meio de postagens no Instagram (@sistemaprisionalalagoas), os cards apresentam situações delituosas que se intensificam neste período carnavalesco, como roubos, furtos, casos de assédio e direção veicular sob efeito de álcool.

A advogada da Seris, Paula Alves, que trabalha na Central de Alternativas Penais, explica que é preciso ficar atento às responsabilidades sociais em todos os períodos. “É importante as pessoas se conscientizarem que não é por ser um período de festa que as leis não se aplicam. Tudo que fazemos tem consequência. Então, é preciso ficar atento e curtir com responsabilidade”, afirma ela.

“É preciso entender que as leis não foram feitas para punir a sociedade. É uma forma de regular as nossas ações e garantir nossos direitos”, complementou Paula, destacando, ao final,  que os crimes de trânsito são os que mais crescem nesta época do ano e que podem trazer consequências permanentes.