06/12/2022 17:16 | Direitos Humanos

Seris forma nova turma de egressos do sistema prisional

Em parceria com o Ifal, a Secretaria de Ressocialização ofertou o Curso de Higienista em Serviços de Saúde


Regina Carvalho

O Projeto Alvorada, parte do Escritório Social, um equipamento público voltado às pessoas egressas do sistema prisional, formou nova turma em curso técnico. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e garante capacitação, formação profissional e inclusão social.

 

Em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Seris ofertou o Curso de Higienista em Serviços de Saúde, que vai gerar mão de obra qualificada para atender as demandas na área. Foram disponibilizadas 20 vagas para egressos que passaram por uma seleção com as equipes psicossocial e jurídico da secretaria.

 

O curso teve duração de oito meses com aulas teóricas e práticas e estagio obrigatório supervisionado. Os alunos receberam uma bolsa mensal nos valos de R$ 831,80 e, ao término do curso, receberão uma bolsa empreendedorismo no valor de R$ 250, além de certificados.

 

Em Alagoas, o Escritório Social é fruto da cooperação entre Governo do Estado, Tribunal de Justiça (TJ-AL) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

“O estágio tem como objetivo o desenvolvimento das competências próprias da atividade no ambiente de trabalho, visando o aprendizado e a preparação dos alunos, por meio das vivências dos conteúdos teóricos na prática”, disse a tenente PM Jackeline Leandro, chefe do setor de Reintegração Social da Seris, ao ressaltar a importância de oportunizar estudo às pessoas que passaram pelo sistema prisional como forma de ressocialização.