12/12/2023 12:21 | SegurançaDesenvolvimento Social

Seris entrega certificados de cursos profissionalizantes a reeducandos

Quarenta egressos dos regimes aberto, semiaberto e parentes deles conseguiram concluir cursos


Cursos foram garantidos e podem transformar a vida de reeducandos

Jorge Santos / Ascom Seris


Regina Carvalho / Ascom Seris

Como forma de garantir a reinserção social e trabalho, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) proporcionou, nesta terça-feira (12), a entrega de certificados para reeducandos. Quarenta egressos dos regimes aberto, semiaberto e parentes deles conseguiram concluir cursos profissionalizantes – como barbeiro, eletricista, encanador, mecânico de refrigeração, maquiador – agora têm chance de iniciar ou voltar ao mercado de trabalho.

 

“É uma alegria imensa entregar uma nova chance de vida. É uma vitória enquanto poder público proporcionar a vocês uma profissão. É uma honra. Não são apenas 40 pessoas que terão uma profissão, serão 40 famílias com uma nova oportunidade”, destacou o secretário Diogo Teixeira, titular da Seris.



 

A oportunidade foi garantida pela parceria Seris, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

 

“Cada um tem o direito de reintegração digna. É uma alegria dessa gestão conduzir de uma forma mais justa cada uma dessas histórias”, reforça Cláudia Simões, secretária Executiva de Políticas de Ressocialização.

 

Na fala de Gustavo da Silva, 36 anos, reeducando do regime aberto, o orgulho de conseguir concluir cursos que já começaram a mudar sua vida. “Essa é uma grande oportunidade para todos nós. Toda vez que me ofertada uma oportunidade, abraço com as duas mãos”, disse Gustavo.