29/03/2023 17:57 | Desenvolvimento Humano

Seris e Ufal fortalecem parceria nas ações voltadas para os funcionários e reeducandos do sistema prisional de AL

Aliados contam ainda com a participação da Secretaria Nacional de Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Ascom Seris

O secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, participou, nesta segunda-feira (27), de uma reunião com o reitor da Universidade Federal de Alagoas(Ufal), Josealdo Tonholo, para o alinhamento de futuras ações voltadas para os funcionários e reeducandos do sistema prisional de Alagoas. A reunião ocorreu no prédio da Reitoria, localizado no campus A.C. Simões.

Entre as pautas da reunião estão: a criação do Programa de Pós-graduação para os funcionários do sistema prisional, com o tema Educação, Direitos Humanos e Segurança Pública, Estágio Curricular Obrigatório; Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D; e o projeto de Energia Solar que irá contar com a parceria entre a Seris, Ufal e o Ministério de Minas e Energia. Além da possível criação de um Programa de Pós-graduação para os funcionários do sistema prisional, foi discutida também a possibilidade de utilização do complexo esportivo pelos servidores.

Sobre os Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento - P & D, o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, ressaltou a importância da implementação do projeto já aprovado de criação de peixes e aquaponia e o quantitativo do investimento.

“Este projeto possui um importante papel ressocializador e tem a finalidade de ensinar ao reeducando uma profissão. Serão cerca de R$ 300 mil em investimentos aplicados em sistemas de criação de peixes Tilápia e verduras através de hidroponia dentro do sistema prisional, sendo implantado pela Ufal", falou o reitor.

O projeto de Energia Solar tem um papel importante na integração e elaboração de um programa de eficiência energética entre a Seris, a Ufal e o Ministério de Minas e Energia. Além disso, a iniciativa também envolve um projeto de extensão e ensino profissionalizante para os reeducandos do sistema prisional alagoano, com cursos ministrados pela Ufal e seus parceiros, incluindo formação em áreas como serralheria, eletricidade e instalação de sistemas fotovoltaicos.

Diogo Teixeira ressaltou a importância da criação do programa de eficiência energética para a ressocialização. “Este projeto inovador está prestes a mudar a maneira como os reeducandos veem o mercado de trabalho, ao mostrar que eles podem estar à frente da forte tendência mundial de desenvolvimento de energia limpa. Essa iniciativa está alinhada com o Objetivo 7 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, que busca garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos”, ressaltou o secretário.

O secretário também agradeceu ao reitor da Ufal pela oportunidade em voltar à Universidade e adiantou que a Seris está disposta ao diálogo constante. "Tenham a certeza de que a Ufal é uma parceira. Que possamos construir com toda a expertise das áreas de conhecimento, seja com arte, educação, tecnologia e atividades sociais, que possam ser propostas a serem debatidas e articuladas institucionalmente para todo o sistema prisional, para que possamos caminhar juntos com ações sociais, pois não se trata de uma convergência momentânea e nem casuística. Pelo contrário, esperamos construir e debater atividades que beneficiem a todos os atores engajados nessa frente ampla de atuação", concluiu Diogo Teixeira.