29/11/2022 12:00 | Segurança

Seris e SSP discutem plano de defesa na área de segurança pública

Evento debateu estratégia de segurança pública para atender as diversas ocorrências ou incidentes críticos de forma objetiva


Evento sobre o Plano de Defesa promovido pela SSP

Alan Fagner


Janaina Marques

O secretário de Ressocialização e Inclusão Social, cel. Marcos Sérgio de Freitas, fez parte da solenidade de abertura do V Estágio de Plano de Defesa, promovido pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP), na segunda-feira (28), no auditório do Corpo de Bombeiros de Alagoas, no bairro do Trapiche.

No evento foram discutidos os temas do Plano de Defesa, que é uma estratégia de segurança pública multidisciplinar que visa atender as diversas ocorrências ou incidentes críticos de forma objetiva. O Plano de Defesa é composto por diversos protocolos objetivos, que visam tornar claras as decisões a serem tomadas no momento de uma crise complexa e dinâmica. Dentre as ocorrências ou incidentes que poderão ser atendidos com o acionamento do Plano de Defesa, podemos citar: domínio de Cidade ou Novo Cangaço; resgate ou fuga de presos; atentado terrorista; e ocorrências que fujam da normalidade e necessitem de uma resposta adequada.

O Plano de Defesa pode ser acionado em sua totalidade ou parcialidade, a depender da ocorrência ou incidente, por se tratar de uma estratégia modular podendo se adaptar a diversas situações. Para o secretário Marcos Sérgio de Freitas, o Plano de Defesa é um importante instrumento de contingência. “O plano vem para preparar e assegurar que as forças de segurança pública possam exercer o correto procedimento diante das demandas que possam ameaçar a segurança da sociedade”, afirmou Marcos Sérgio.

O policial penal e chefe especial de gestão penitenciária, Milton Pereira, também destacou sobre a importância do Plano. “No sistema prisional alagoano, trabalhamos constantemente para garantir a segurança do sistema prisional, e isso é visto diariamente pelo trabalho desenvolvido pela divisão de inteligência da Polícia Penal, que auxilia no combate às possíveis ameaças que possam surgir ao longo do nosso trabalho. A atuação do setor de Inteligência da Polícia Penal dentro deste planejamento é fundamental para uma experiência exitosa”, concluiu.

O secretário de Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraíva, também enfatizou a importância da união das forças de segurança, em especial, dos setores de inteligência. “Tudo passa pela inteligência e quando as inteligências estão integradas, obtemos melhores resultados. Daí a importância de estarmos todos juntos aqui hoje. Que esse seja um trabalho contínuo, para que Segurança Pública e o Sistema Prisional atuem unidos para garantir a segurança dos alagoanos”, afirmou.