08/06/2022 08:05 | Serviços

Seris e Setrand discutem continuidade de obra asfáltica do perímetro interno do sistema prisional

Intervenções incluem calçadas adaptadas para atender acessibilidade


Encontro dos secretários da Seris, Marcos Sérgio, e da Setrand, Mozart Amaral

Ascom Seris


Ascom Seris

O secretário de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Marcos Sérgio de Freitas, se reuniu na terça-feira (8) com o secretário Mozart Amaral, da Secretaria de Transportes e Desenvolvimento Urbano (Setrand). Na pauta, as tratativas para dar continuidade à segunda etapa da cobertura asfáltica de todo perímetro interno de circulação e trânsito no sistema prisional alagoano. Até esta quinta-feira (9), deve ser concluída a atualização da planilha das obras de melhorias dos acessos às unidades, principal resultado do encontro.

Do encontro entre os dois gestores, de acordo com o planejamento, tão logo passe a quadra chuvosa, os serviços poderão ser iniciados para implantação dessa infraestrutura numa extensão total de 1,4 km e que devem durar quatro meses.

De acordo com o titular da Seris, Marcos Sérgio de Freitas, entre as intervenções estão ainda o cercamento, construção de portaria central e implantação de iluminação em LED e de infraestrutura de acessibilidade, como calçadas adaptadas para cadeirantes e outros cidadãos com dificuldades de locomoção.

“Destacamos a preocupação da Seris com a modernização do sistema prisional, que já é uma referência no país”, disse o secretário Mozart Amaral.

Já o secretário Marcos Sérgio acrescentou que a completa implantação de pavimentação terá reflexo de cunho social e dará melhores condições de trabalho para os servidores, em especial, para os responsáveis pela segurança no sistema: os policiais penais.

A pavimentação permitirá deslocamento mais seguro de viaturas, assim como a iluminação dará mais segurança à circulação noturna, em ações de segurança ou não.

O titular da Seris lembrou que entre o público de familiares que fazem visitas regulares a pessoas recolhidas ao sistema prisional estão idosos e cadeirantes, que, às vezes, precisam fazer deslocamentos significativos, dada a extensão do sistema.

Segundo Marconi Cerqueira, engenheiro chefe de Manutenção Predial da Seris anteriormente, havia apenas a Casa de Custódia, como unidade adicional às que já existiam.

“Agora, temos o presídio militar, bem como outras unidades; hoje, o sistema é uma pequena cidade”, comparou Cerqueira.

Um dos fatores que contribuem para a ampliação do sistema é a entrega do novo presídio, com capacidade para 1.008 vagas, que está com 90% das obras concluídas; o que representa previsão de entrega de 60 dias.

“E além de todas as outras melhorias, dotar o sistema dessa infraestrutura viária é algo igualmente muito importante”, acrescentou o secretário Mozart Amaral, titular da secretaria responsável pelas obras de infraestrutura que também têm destacado o Estado, a exemplo do Viaduto da PRF, do programa Vida Nova nas Grotas e de duplicações de rodovias estaduais.

 

Acompanharam o secretário Marcos Sérgio o engenheiro Marconi Cerqueira, chefe de Manutenção Predial da Seris; a engenheira Mariana Ferro Marques, do quadro de Engenharia e Arquitetura da secretaria, e a chefe de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade da Seris, Amélia Rosilene.