27/12/2022 16:43 | Segurança

Seris adquire mais de 80 mil itens de armamentos em 2022

Entre os itens estão pistolas, granadas, coletes e capacetes balísticos, que serão usados pelos policiais penais na execução de suas atividades


Equipamentos de segurança serão destinados à execução dos trabalhos desenvolvidos pelos policiais penais

Jorge Santos / Ascom Seris


Janaina Marques

Investir na segurança e no fortalecimento das funções desenvolvidas no sistema prisional alagoano é uma das ações da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Em 2002, o órgão adquiriu mais de 80 mil itens de armamento para serem utilizados pelos policiais penais na execução de suas atividades.

 

No total, foram adquiridos mais 80 mil munições para armamentos de diversos calibres, 100 sprays de pimenta, 400 granadas, 50 escudos balísticos, 420 pistolas Glock 9mm, 60 capacetes balísticos e 50 pistolas de choque (taser).

 

Segundo o chefe do Comando de Operações Penitenciárias, Manoel Messias, os equipamentos de segurança serão destinados à execução dos trabalhos desenvolvidos pelos policiais penais. “O armamento irá reforçar ações de escolta e remoção de presos, segurança das unidades prisionais e intervenções táticas”, frisou o gestor.

 

O policial penal e chefe especial de Gestão Penitenciária, Milton Pereira, explicou que “o armamento veio para fortalecer as rotinas de segurança pública da polícia penal, trazendo mais qualidade aos serviços, maior segurança para o policial e proporcionando, também, mais qualidade ao serviço prisional, trabalhando sempre no intuito da garantia da disciplina e da ordem nas unidades prisionais e na segurança dos alagoanos”.

 

Segundo o setor responsável pela licitação e aquisição dos armamentos da Seris, só em 2022 já foram orçados mais de R$ 3,8 milhões para aquisição de itens de segurança e armamento destinados aos policiais penais.