05/06/2023 10:02 | Segurança

Seprev visita Minas Gerais para conhecer projeto de acompanhamento de egressos do Sistema Socioeducativo

Equipe, liderada pelo secretário da pasta, Kelmann Vieira, conheceu de perto o projeto Se Liga, desenvolvido pela Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade


Comitiva da Seprev fez visita a Belo Horizonte (MG) para conhecer funcionamento do projeto “Se Liga”

Victor Brasil/Ascom Seprev


Victor Brasil

Representantes da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), liderados pelo titular da pasta, Kelmann Vieira, fizeram uma visita, nos últimos dias 2 e 3 de junho, em Belo Horizonte (MG), para conhecer de perto o funcionamento do projeto “Se Liga”, que realiza o acompanhamento dos jovens egressos do Sistema Socioeducativo de Minas Gerais.


O projeto é desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Subsecretaria de Estado de Prevenção Social à Criminalidade, e se constitui como um dispositivo de acesso à cidade e à rede de proteção social, estabelecendo-se como um instrumento de construção no reencontro com a liberdade.



Para o secretário Kelmann Vieira, esta foi uma oportunidade de conhecer um programa já consolidado para buscar boas práticas, que serão implantadas em Alagoas. “Estamos buscando o que há de melhor em todos os estados para trazer para Alagoas essas melhores experiências. Muito em breve, o governador Paulo Dantas irá lançar um projeto para acompanhar os egressos do Sistema Socioeducativo, uma inovação que vai colocar o estado de Alagoas, assim como Minas Gerais, em destaque nacional”, disse.


Durante a visita, a comitiva da Seprev foi acompanhada pelo subsecretário de Prevenção à Criminalidade de Minas Gerais, coronel Matuzail Martins, e suas assessoras, Anna Carolina Marotta e Gleysiane Diniz.


Em Alagoas, o programa se chamará PAESS – Programa de Acompanhamento de Egressos do Sistema Socioeducativo e irá buscar a integração do adolescente/jovem egresso à cidade, promovendo o acesso a direitos e, principalmente, a alternativas distintas ao ato infracional, que ele consiga sustentar, podendo envolver, inclusive, a continuidade das ações iniciadas e/ou apontadas pela unidade socioeducativa, assim como novas escolhas que surgem diante da conclusão da medida socioeducativa.


Participaram da comitiva da Seprev, além do titular da Pasta, Kelmann Vieira, o secretário-Executivo, André Moita; o superintendente de Medidas Socioeducativas, Otávio Rêgo, a coordenadora geral do PAESS, Samylla Gouveia, e os assessores Rosimary Silva, Hugo Rafael e Caio Victor.