04/11/2022 15:26 | Saúde

Seprev promove palestra sobre efeitos das drogas no ambiente de trabalho no Porto de Maceió

Tema foi ministrado pelo psicólogo e especialista em dependência química, Júnior Amarantos


Vitor Beltrão / Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

Como parte dos esforços direcionados à prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), promoveu palestra para os funcionários do Porto de Maceió, em Jaraguá. O tema foi ministrado pelo psicólogo e especialista em dependência química da Seprev, Junior Amaranto, que explicou os efeitos negativos que o uso das substâncias tóxicas pode causar no ambiente de trabalho.

 

De acordo com o especialista, o uso de drogas repercute na saúde e no bem-estar do usuário e pode prejudicar a produtividade e até mesmo ocasionar o afastamento do profissional de suas atividades. “Todo ser humano passa por problemas, mas o brasileiro tem a cultura de buscar na bebida e nas drogas uma fuga para as adversidades, o que, muitas vezes, acaba afetando sua vida profissional. Mas, quando se sabe qual é a dificuldade que aquela pessoa está passando, fica mais fácil ajudar”, alertou.

 

Para o superintendente de Operações Portuárias, Dionilson Pinheiro, a dependência química é uma realidade bastante presente e as empresas precisam estar atentas ao assunto. “Trabalhamos com uma equipe grande de estivadores e buscamos sinalizar e valorizar a importância que cada um tem na sociedade. Colateralmente, eles irão levar essas informações para seus filhos, para a família, amigos e vizinhos, propagando essas informações e conscientizando ainda mais pessoas”, comentou.

 

Presente à palestra, o operador de máquinas Adriano dos Santos, ressaltou a importância de tratar sobre os efeitos das drogas. “É muito importante aprender mais sobre a gravidade do uso de drogas no ambiente de trabalho. Digo isso porque fui dependente do álcool durante 14 anos”, disse Adriano dos Santos.

 

Centros de Acolhimento

 

O Governo de Alagoas disponibiliza serviço de atendimento às pessoas com dependência química em três Centros de Acolhimento localizados em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema. Os interessados em receber a ajuda pode agendar uma visita das equipes técnicas pelo número 0800.280.9390.