15/06/2022 17:14 | SegurançaAssistência Social

Seprev promove ação alusiva ao Junho Violeta em Maceió e Arapiraca

As ações foram coordenadas pelas equipes do Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa (Napi) das Casas de Direitos


Victor Lopes


Everton Dimoni / Ascom Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou, nesta quarta-feira (15), uma grande ação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A realização é parte da campanha Junho Violeta e aconteceu em Maceió e Arapiraca por meio dos Núcleos de Atendimento à Pessoa Idosa (Napi) das Casas de Direitos.

 

Em Maceió, os serviços foram ofertados no Sesc Poço, local que reúne um grande público com 60 anos ou mais. Na oportunidade, foram disponibilizados gratuitamente serviços como agendamento para emissão de RG, emissão de segunda via de CPF, emissão do Cartão Bem Legal e Bem Legal Senior, consultorias jurídicas, emissão CNIS, emissão de Carteira de Trabalho Digital, extrato de empréstimos consignados, consulta de tempo de contribuição, atrações culturais, entre outros.


“Hoje estamos com aqui no Sesc em mais uma edição do Napi Facilita, aproximando os serviços oferecidos pela Casa de Direitos da população para que o público possa resolver as suas pendências de forma facilitada. Além disso, estamos evidenciando o tema do Junho Violeta e sensibilizando a população acerca do combate à violência contra a pessoa idosa”, explica a coordenadora do Napi Maceió, Karoline Moura.


Já em Arapiraca, além dos serviços de oferta de documentos, o Napi disponibilizou atendimento em saúde, corte de cabelo e acesso à cultura. O senhor Vivaldo Ferreira, de 74 anos, foi um dos idosos beneficiados com os serviços do Napi nesta quarta-feira. Ele agendou a emissão de um novo RG para substituir o documento antigo, que carrega na carteira há mais de 30 anos.


“Já agendei meu atendimento para sexta-feira e vou tomar conhecimento dos outros serviços para divulgar e ajudar outras pessoas. Um trabalho como este é muito importante, principalmente quando o serviço sai do seu ponto fixo e vem para um local como o Sesc, que reúne uma gama muito grande de pessoas idosas que têm dificuldade de acesso a alguns órgãos públicos. A Seprev está de parabéns pela iniciativa”, comentou.


Edneide Nunes, que coordena a equipe de trabalho social com pessoas idosas no Sesc, conta que o evento desta quarta-feira marcou o retorno das atividades com os idosos após quase três anos de suspensão por causa da pandemia. Ela comemorou a parceria com a Seprev e ressaltou o papel social do Napi na prevenção à violência contra o idoso.


“O Sesc trabalha com o seguimento de pessoas idosas há mais de 40 anos e para nós foi uma alegria muito grande contar com a participação da Seprev neste evento, uma vez que nosso público carece muito desses serviços. Além disso, foi uma oportunidade para que essas pessoas tomem conhecimentos dos seus direitos, saibam onde buscar apoio caso seja necessário e tornem-se também multiplicadoras de informação, contribuindo para o combate a todo tipo de violação de direitos contra a pessoa idosa”, afirmou.


NAPI

Todos os esforços devem ser direcionados ao impedimento da violência contra o idoso, mesmo assim, caso a prática seja identificada, o Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa está de portas abertas para acolher a vítima e seus familiares oferecendo atendimento humanizado e serviços como atuação na mediação e conciliação de conflitos, assessoria jurídica voltada para os direitos da pessoa idosa, intermediação e encaminhamento aos órgãos jurídicos, articulação junto aos órgãos assistenciais de proteção ao idoso, atendimento psicossocial, entre outros.


Para quem busca esse serviço, o Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa em Maceió funciona na Casa de Direitos, localizada na Praça do Mirante do Jacintinho, com atendimento disponível das 8h às 17h. Já em Arapiraca, o NAPI funciona na Casa de Direitos, situada na Rua João Paulo II, 50, no bairro Alto do Cruzeiro, também de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.