13/12/2022 15:03 | Segurança

Seprev inicia ciclo de palestras na Escola Municipal Professor Antídio Vieira onde aluna foi vítima de agressão

Em novembro, aluna de 14 anos foi agredida fisicamente por colegas de classe

Ciclo de palestras contemplará estudantes dos dois turnos da escola, incluindo os agressores da vítima

Ascom Seprev

Everton Dimoni / Ascom Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio do Centro de Referência em Atenção à Criança e ao Adolescente (Crad), iniciou, nesta terça-feira (13), o ciclo de palestras na Escola Municipal Professor Antídio Vieira, no Trapiche. As exposições integram o Projeto Conectados, que busca promover a cultura da paz e o enfrentamento à violência nas escolas.

A ação é uma resposta ao caso de agressão ocorrido na escola no final de novembro, quando uma aluna de 14 anos foi agredida fisicamente por colegas de classe. Na ocasião, a adolescente perdeu a consciência e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros. O ciclo de palestras contemplará estudantes dos dois turnos da escola, incluindo os agressores.

Segundo a advogada do Crad, Renata Figueiredo, a palestra desta terça-feira contemplou cerca de 150 estudantes do turno matutino e abordou o tema “Promoção da Cultura de Paz nas Escolas: enfrentando a violência e promovendo a paz”. A palestra foi ministrada pelas técnicas do Crad, Renata Acioli e Danielle Seixas, com o apoio da supervisora Eliane Tiago.

“Evidenciamos assuntos importantes como os meios para a promoção da cultura de paz. Mostramos quais são os principais tipos de violência e os meios para denunciá-la, e abordamos os direitos e deveres da criança e do adolescente de acordo com o ECA. Além disso, apresentamos os serviços disponíveis no Crad para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e seus familiares”, afirmou Renata Figueiredo.

Crad

O Crad é uma porta aberta para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e seus familiares, onde eles recebem o atendimento integral promovido por uma equipe multidisciplinar, para a efetuação dos procedimentos cabíveis e encaminhamentos necessários. Além disso, integra os órgãos do Executivo com o Sistema de Justiça, dando celeridade aos processos pós-violência e minimizando os prejuízos da vítima.

O Crad funciona 24h por dia e está localizado na Avenida Desembargador Barreto Cardoso, 433, na Gruta de Lourdes. As denúncias de violência podem ser feitas à Seprev por meio do número de telefone 0800.280.9390 ou pelo aplicativo Violência Zero, disponível para aparelhos Android. As equipes do Crad ficam disponíveis também pelos números 3315-7230 e 98727-8600.