09/08/2023 15:46 | EsporteCidadania

Seprev e Selaj traçam estratégias para prevenir violência entre torcidas organizadas

Confrontos nos últimos dias motivaram reunião que teve o objetivo de garantir o convívio pacífico entre os torcedores


A ideia é criar uma campanha de conscientização para garantir a tranquilidade e o convívio pacífico entre torcedores

Ascom Selaj


Victor Brasil e Paulo Chancey Junior

Representantes das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) estiveram reunidos, nesta quarta-feira (9), com o objetivo de traçar estratégias para prevenir a violência entre torcidas de times de futebol em Alagoas. O encontro foi motivado pelos recentes casos de violência envolvendo torcedores de times de futebol em Maceió e no interior.


Segundo a gerente de Acesso à Justiça da Seprev, Alba Toledo, a ideia é criar uma campanha de conscientização para garantir a tranquilidade e o convívio pacífico entre torcedores de times adversários, mostrando que o respeito pela escolha do outro deve estar sempre em primeiro lugar, sobretudo dentro e fora do estádio de futebol. “Com isso, nosso secretário Kelmann Vieira determinou total agilidade na criação de estratégias de prevenção à violência para evitar novos casos”, disse.


“Felizmente nós conseguimos combater os confrontos entre torcidas dentro do Estádio Rei Pelé. Mas esse debate é muito mais amplo. Diante dos últimos casos, precisamos unir forças. O Governo, a FAF e os clubes, para que possamos estimular as boas práticas e coibir casos de violência, mesmo que em casos isolados”, afirmou a secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Angela Stemler.

Secretário especial de Gestão da Selaj e também, secretário-geral da Federação Alagoana de Futebol, Charles Hebert, reforçou o compromisso para promover a paz no ambiente do futebol alagoano. “Acho que estamos evoluindo em termos de realização de eventos, garantia de conforto e segurança para os torcedores. Mas infelizmente estamos presenciando casos isolados, fora das praças esportivas, que tem nos preocupado. O jogo limpo é uma prioridade para o Governo de Alagoas e a FAF. Estimular a paz é a nossa principal missão nesse momento. Vamos trabalhar para promover grandes espetáculos dentro e fora de campo”, afirmou.


A partir de agora, o Governo de Alagoas, através de Selaj e Seprev, com a parceria da FAF e dos clubes,  vão construir uma campanha de conscientização de paz nos estádios e fora deles.