25/04/2023 16:12 | Assistência Social

Seprev e Departamento Nacional de Apoio às Comunidades Terapêuticas buscam fortalecer as políticas sobre drogas em AL

Em reunião realizada nesta terça-feira (25), em Brasília, órgãos estadual e federal fizeram alinhamento para novas parcerias


Em reunião realizada nesta terça-feira (25), em Brasília, órgãos estadual e federal fizeram alinhamento para novas parcerias

Victor Brasil


Victor Brasil / Ascom Seprev

Representantes da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) estiveram reunidos, nesta terça-feira (25), com o diretor do Departamento Nacional de Apoio às Comunidades Terapêuticas, Sâmio Falcão, para tratar sobre o fortalecimento das Políticas sobre Drogas desenvolvidas em Alagoas. O encontro aconteceu na sede do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.

Na ocasião, foram apresentadas as ações executadas pela Rede Acolhe, que desenvolve atividades de prevenção, recuperação e reinserção social de dependentes químicos.

Segundo o secretário-executivo de Coordenação das Políticas de Prevenção à Violência da Seprev, André Moita, que na ocasião representou o titular da pasta, Kelmann Vieira, a iniciativa visa aproximar ainda mais as atividades das diretrizes do Governo Federal. “O Governo de Alagoas junto com o Governo Federal pode e quer fazer muito mais por essas pessoas que tiveram suas vidas afetadas pelo consumo excessivo de álcool ou outras drogas. Por isso, viemos até aqui para alinharmos nossas atividades e colocar Alagoas à disposição para que juntos possamos beneficiar o número máximo de pessoas”, disse.

Atualmente, o Governo de Alagoas oferta 750 vagas gratuitas para o tratamento de dependentes químicos em comunidades terapêuticas acolhedoras. O Governo Federal, em Alagoas, oferta aproximadamente 800 vagas.

“Confesso que fiquei impressionado com a maturidade do programa desenvolvido em Alagoas. É uma rede muito bem articulada e estruturada. O Governo Estadual está de parabéns. Temos tudo para ampliar ainda mais este trabalho”, enfatizou o diretor do Departamento Nacional de Apoio às Comunidades Terapêuticas, Sâmio Falcão.

Durante o encontro, ficou definida ainda uma possível visita técnica da equipe do Departamento para conhecer de perto as atividades da Seprev, por meio da Rede Acolhe.

Além do secretário-Executivo, André Moita, e do diretor, Sâmio Falcão, participaram da reunião o assessor Especial do governador Paulo Dantas, Hugo Leahy, as superintendentes da Seprev, Lideilma Alves (Políticas sobre Drogas), Mônica Maurício (Projetos, Contratos e Convênios), Rafaela Santos (Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade), e a assessora de Convênios, Mirella Melo.