18/05/2023 18:49 | Direitos HumanosCidadania

Semudh promove articulação para criação do Fórum Estadual de Organismos de Políticas para a Mulher

Encontro, realizado em parceria com o Instituto Arueras, contou com representantes de secretarias e equipamentos municipais para a mulher de Alagoas

O encontro reuniu secretarias Municipais e organismos que atuam com políticas para as mulheres em todo o estado

Joanna de Ângelis / Ascom Semudh

Daniel de Oliveira e Joanna de Ângelis

Nesta quinta-feira (18), a Semudh promoveu uma reunião de articulação para a criação do Fórum de Organismos de Políticas para a Mulher. Realizado na Escola de Governo de Alagoas, em Maceió, o evento contou com a presença de representantes de Secretarias Municipais da Mulher e organismos voltados a esse público de todo o Estado.

No encontro, promovido em parceria com o Instituto Arueras, que presta assessoria técnica à Semudh para a incrementação de políticas voltadas para as mulheres, aconteceu a escuta das demandas e solicitações das Secretarias e Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), para alinhamento do fluxo de atendimento no estado, para realização dos boletins de ocorrência e do apoio à vítima e sua família no pós-denúncia, ouvindo das mulheres presentes os empecilhos e pontos de melhoria que necessitam da intervenção do Estado, ampliando e reforçando os serviços municipais já disponíveis.

Assim, a ação tem o objetivo de contribuir com o fortalecimento das OPMs existentes no estado, ampliando os níveis de articulação. Além disso, tomou, também, por finalidade, o estímulo da criação de novos equipamentos voltados para as mulheres em Alagoas e a integração de políticas em todos os níveis da gestão pública.

De acordo com a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, esta oportunidade é única para criar ações em conjunto visando uma maior abrangência para garantia dos direitos da mulher, a proteção das alagoanas e o enfrentamento à violência de gênero.

"O fortalecimento da rede de atendimento à Mulher em todo o Estado é uma estratégia essencial para conquistarmos mais espaço, garantindo os direitos de todas as alagoanas. É preciso que os organismos de políticas para as mulheres que já existem entendam como funciona o fluxo do acolhimento e disseminem as orientações corretas e eficazes para aquelas que são vítimas de violência doméstica e familiar. O encontro de hoje foi maravilhoso pela escuta qualificada dos municípios presentes, que nos ajudarão a formar novas ações para todo o Estado", salientou a secretária de Estado.

Já a secretária executiva da Semudh, Dilma Pinheiro, reafirmou a importância de ouvir os municípios para entender o que está sendo feito e quais as dificuldades e necessidades encontradas em cada região para a construção das políticas públicas para mulheres dentro do Plano Plurianual do Estado (PPA) e do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.

"Ao reunirmos representações dos municípios alagoanos, buscamos dialogar para entender os gargalos do trabalho que está sendo realizado em cada região. Estamos em fase de construção de PPA que guiará nossas ações pelos próximos anos. Precisamos ouvir para atuar junto com todas", explicou a secretária executiva.

O que é o Fórum Estadual de Organismos de Políticas para a Mulher?

Alinhado ao Governo Federal, através do Ministério das Mulheres, o Fórum tem a finalidade principal de fortalecer a articulação junto aos municípios. Ele é um mecanismo de diálogo, acompanhamento e reflexão sobre a implementação e integração das políticas públicas voltadas às mulheres com o objetivo de assegurar direitos e combater as desigualdades, discriminações e todas as formas de violência de gênero.

Para Flávia Defácio, diretora executiva do Instituto Arueras, a efetivação do Fórum Estadual de OPMs será uma oportunidade de superar desafios existentes na atuação em prol dos direitos da mulher. "Ele vai ser muito importante para fortalecer os organismos de políticas para mulheres. Ainda são poucas secretarias que a gente tem no estado e é um desafio expandir isso, mas também de fortalecer as que já estão enfrentando grandes desafios, como o baixo orçamento para trabalhar".

A secretária municipal de Políticas para a Mulher de Tanque D’Arca, Adriana Wanderley, afirma que a troca de experiências entre gestoras que enfrentam problemas parecidos em seus municípios, ajudarão na solução de problemas regionais. "Muito importante participar desse Fórum. Um ambiente onde trocamos experiências, ouvirmos as nossas colegas, que têm os mesmos problemas que a gente, e poderemos levar boas ideias para o nosso município de Tanque D'Arca".