30/05/2022 15:08 | EsporteDireitos Humanos

Semudh promove conscientização e panfletagem na abertura da Copa Rainha Marta 2022

Equipes da Superintendência da Mulher e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher foram ao Rei Pelé para chamar a atenção do público sobre violência doméstica e familiar


Foram distribuídos folhetos, adesivos, informativos e utilizado um cartaz com o Disque 180 para denúncias

Ascom / Semudh


Bruno Levy / Ascom Semudh

O incentivo à mulher na prática do esporte é fundamental para qualidade de vida e inclusão, mais ainda no futebol, que ainda é majoritariamente dominado por homens. Em homenagem à melhor jogadora de todos os tempos, foi dado o pontapé inicial nesse domingo (29) da Copa Rainha Marta de Futebol Feminino 2022, no estádio Rei Pelé, em Maceió.

Na oportunidade, a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), por meio da Superintendência de Políticas para a Mulher e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), realizou uma ação de panfletagem e de conscientização sobre a violência doméstica e familiar, a Lei Maria da Penha e a rede de enfrentamento no Estado.

“É uma ótima chance de levar a mensagem adiante por ser uma copa que envolve nossas meninas. Ao mesmo tempo em que a encorajamos a crescer por meio do esporte, também temos o dever de mostrá-las a importância de denunciar casos de violência contra a mulher. Alí podem existir meninas que vivenciaram de perto ou na pele o trauma e que precisam desse acesso à informação. Por isso fizemos questão de estarmos presentes”, disse a superintendente da Mulher, Dilma Pinheiro.



Foram distribuídos folhetos, adesivos, informativos e utilizado um cartaz com o Disque 180 para denúncias. O aplicativo Salve Maria, importante ferramenta no combate à violência doméstica e familiar, foi apresentado às participantes, parentes e convidados que acompanhavam da arquibancada do estádio Rei Pelé.

O evento que vem se consolidando no cenário nordestino é organizado pela Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e já está na sétima edição. Serão 30 equipes, incluindo um time de mulheres indígenas de Wassu Cocal, na disputa pelo título da Copa Rainha Marta 2022.



Para a secretária da Semudh, Maria Silva, a inclusão das mulheres no futebol traz mais autonomia, autoestima e esperança de futuro para, quem sabe, conhecermos novas “rainhas” em Alagoas.

“O evento demonstra a preocupação do Governo do Estado em colocar as mulheres em pauta sempre que possível. Quero parabenizar à Selaj em promover este evento e parabenizar ainda mais por termos uma equipe feminina de futebol representando os povos indígenas. Estarei na torcida por todas elas!”, disse Maria.