07/12/2021 16:08 | Direitos Humanos

Semudh premia municípios que se destacaram na elaboração de políticas públicas para a mulher

Premiação visa reconhecer ações afirmativas em prol das alagoanas; neste ano, 12 cidades foram agraciadas com o Prêmio Município Amigo da Mulher

Letícia Sobreira

Daniel de Oliveira

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, homenageou os 12 municípios que mais se engajaram no desenvolvimento de ações voltadas para as políticas públicas de proteção, cuidados e empoderamento da mulher alagoana com o Prêmio Município Amigo da Mulher. A solenidade aconteceu nessa segunda (6), no Jatiúca Hotel & Resort, em Maceió.

Na edição de 2021, os municípios de Água Branca, Arapiraca, Campo Alegre, Delmiro Gouveia, Maceió, Mar Vermelho, Maragogi, Messias, Palmeira dos Índios, Pilar, São José da Laje e São Miguel dos Campos foram os vencedores e levaram a estatueta feita pela artesã Maria Corá para casa.

A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, ressaltou o compromisso dos municípios com as mulheres alagoanas. "Abraçar a causa das mulheres é dever de todo gestor. Esperamos que esse reconhecimento público seja um impulsionador para fazer com que cada município seja um parceiro na luta pela igualdade de gênero e pela defesa daquelas que estão em maior vulnerabilidade", ressaltou Maria.

A prefeita de Delmiro Gouveia - cidade que venceu o prêmio pela terceira vez -, Eliziane Costa, ressaltou e parabenizou o engajamento dos prefeitos homens na elaboração de políticas públicas de proteção e empoderamento da mulher.

"Mais bonito ainda é ver os prefeitos homens ganhando este prêmio. É fundamental para qualquer cidade a importância de estar sempre à frente, lutando para que existam políticas públicas voltadas para as mulheres", salientou Eliziane Costa.

O município de Pilar ganhou destaque com a criação da primeira Casa destinada à saúde e atendimento da mulher vítima de violência do país: a Casa da Mulher Pilarense. Para o prefeito Renato Filho, a pauta da mulher tem a sua importância ressaltada com o Prêmio Município Amigo da Mulher.

"Nós, prefeitos e prefeitas aqui presentes, e todos os prefeitos do Estado, temos certeza que hoje a política pública para a mulher faz parte da agenda de todos os municípios de Alagoas. Não só os que aqui ganharam, mas todos trabalham para que as políticas sejam efetivadas. Eu tenho certeza que ano que vem muitos outros prefeitos e prefeitas entrarão neste prêmio com novas políticas públicas", afirmou Renato Filho.

Esta foi a terceira edição do Prêmio Município Amigo da Mulher, que acontece desde 2018. A solenidade de 2020 foi cancelada devido ao momento mais crítico da pandemia do novo coronavírus.