11/11/2022 17:56 | Assistência SocialDireitos Humanos

Semudh entrega mais de 130 órteses e próteses para instituições de Maceió e Delmiro Gouveia

Doações integram uma programação do estado voltada ao fortalecimento das ações em prol da pessoa com deficiência em Alagoas


Muletas, bengalas e cadeiras de banho foram doadas para entidades que atendem pessoas com deficiência, promovendo inclusão e acessibilidade

Ascom / Semudh


Daniel de Oliveira / Ascom Semudh

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), contemplou instituições que atuam em benefício da pessoa com deficiência nas cidades de Maceió e Delmiro Gouveia, com a entrega de mais de 130 de Órteses, Próteses e Meios de Locomoção (OPM). As doações foram feitas entre os dias 7 e 11 deste mês. Na oportunidade, foram entregues pares de muletas canadenses e axilares, bengalas de quatro ponteiras e tipo “T”, andadores e cadeiras de banho.

 

Em Maceió, cinco entidades foram beneficiadas: Associação Famílias de Anjos do Estado de Alagoas (AFAEAL), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Hemofílicos de Alagoas, Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) e a Associação dos Cadeirantes do Estado de Alagoas (ACEAL). E em Delmiro Gouveia, a Associação dos Deficientes Físicos de Delmiro Gouveia (ADEFIDEG) foi contemplada.

 

A secretária de Estado da Mulher e Direitos Humanos, Maria Silva, disse que a ação assegura à comunidade PCD do Estado uma boa qualidade de vida. “A promoção e garantia da acessibilidade e da inclusão, que são direitos fundamentais e basilares da pessoa humana, são duas das principais missões da Semudh”, disse.

 

A presidente da AFAEAL, Alessandra Hora, salientou a importância do alinhamento do poder público com as instituições civis para o benefício da comunidade PCD. “As OPMs trazem qualidade de vida e locomoção para que as pessoas atendam os anseios delas. Então é muito importante cada dia mais que as instituições venham ser atendidas com a entrega das OPMs para seus assistidos”, explicou.

 

Já Cícero José dos Santos, conselheiro da ACEAL - instituição atendida pela ação, explicou que a doação será importante para atender a demanda de deficientes que vivem nas regiões circunvizinhas da Associação de Cadeirantes, localizada no bairro do Benedito Bentes. "Vai nos ajudar muito aqui na área do Biu e pessoas de outros bairros que vão precisar de muletas"

 

“As doações desta semana integram uma programação desenvolvida desde o início do ano, onde foram realizadas uma série de entregas em associações e órgãos municipais na capital e no interior. No total, a ação de fortalecimento voltada para a pessoa com deficiência no Estado de Alagoas, atendeu 33 instituições, possibilitando mais acessibilidade e inclusão”, destacou o superintendente de Políticas para os Direitos da Pessoa com Deficiência, Humberto Santos.