25/10/2023 11:43 | Saúde

Seminário na Uncisal discute atenção básica à saúde em Alagoas

Evento é promovido pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família, em parceria com secretarias de Saúde do Estado e de Maceió


Seminário discute atenção básica em saúde em Alagoas

Eduardo Almeida / Ascom Uncisal


Eduardo Almeida / Ascom Uncisal

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) está sendo palco das discussões sobre atenção básica em saúde nos 102 municípios do estado nesta quarta (25) e quinta-feira (26). A instituição sedia o X Seminário Alagoano de Atenção Básica (Saab), em parceria com as secretarias de Saúde do Estado e de Maceió.

 

O evento é organizado pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Uncisal e abordará temas como indicadores, informatização na atenção primária, redes e fluxos intra e intersetorial e integração entre ensino, serviço e comunidade. Haverá ainda apresentação de trabalhos e troca de experiências entre os participantes.

 

Conforme Gyulia Rabelo, uma das organizadoras do evento, a proposta do seminário é integrar ensino, serviço e comunidade. “A gente espera que, além de proporcionar trocas e experiências construtivas, consiga fortalecer essa tríade importante. Para isso, contamos com a parceria da Secretaria de Saúde de Maceió e da Secretaria de Estado da Saúde”.

 



Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal, Mara Cristina Ribeiro destacou o crescimento do seminário ao longo dos últimos anos. “O Saab chega à sua 10ª edição com um crescimento significativo, mostrando a sua importância para o estado, com a discussão de temas que são importantes para a formação e para o serviço”.

 

Durante a abertura oficial do evento, o reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, destacou que a instituição tem sido uma importante aliada do Sistema Único de Saúde, com a formação de centenas de profissionais ao longo dos últimos anos, e enfatizou que a parceria com outras instituições do estado fortalecem este propósito.

 

“A Uncisal é parceira das secretarias de saúde e tem contribuído com a formação dos profissionais que atuam no SUS. Nós ficamos muito felizes com os resultados que têm sido alcançados ao longo dos últimos anos. Por isso, temos buscado fortalecer cada vez mais o ensino em saúde em nossa universidade”, concluiu o reitor.