06/10/2023 18:00 | SaúdeEducação

Seminário de Avaliação do Programa de Pesquisas para o SUS tem 27 projetos apresentados

Pesquisadores apresentaram resultados com o potencial de serem incorporados pelo Sistema Único de Saúde em Alagoas

João Monteiro, Naísia Xavier e Pollyana Martins / Ascom Fapeal

Deriky Pereira / Ascom Fapeal

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Ministério da Saúde promoveram, entre os dias 4 e 5 de outubro,  o Seminário Final de Avaliação dos Projetos do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS). Vinte e sete pesquisadores apresentaram resultados de projetos que podem ser incorporados pelo SUS.

O diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, destacou a parceria da  Sesau e do apoio do Ministério da Saúde em prol do PPSUS. Reforçou, ainda, a colaboração dos avaliadores externos nos projetos apresentados. “O PPSUS é a ponta de lança em recursos para a saúde no fomento à ciência. Há oito anos, quando assumimos a Fapeal, ele era um desafio. Hoje, ele se soma a uma plêiade de programas que temos e fortalece o sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado”, disse.

Ele aproveitou a oportunidade para reiterar a importância de os pesquisadores participarem das oficinas de prioridades, que têm como objetivo debater e definir as linhas de pesquisa que serão contempladas no próximo edital.

“Nós temos sido cobrados por alguns pesquisadores com temas específicos, tais como a saúde mental, por exemplo. E eu convido vocês a participarem das oficinas de prioridade do PPSUS, onde podem aparecer mais temas e isso vai exigir um esforço maior de recursos”, salientou Guedes.

Para Ermi Magalhães Neto, superintendente de Ações e Projetos Estratégicos da Sesau, a união entre pesquisa e inovação pode trazer excelentes resultados. “A pesquisa e a inovação vêm justamente para acelerar esse processo de solução dos problemas e ser mais eficiente, para que a gente não precise a todo momento sempre colocar o problema como sendo o financiamento. Sei que as soluções que vocês vão apresentar têm muita inovação, muita pesquisa e estou ansioso para conhecê-las”, comentou.

Resultados de excelência

A coordenadora nacional do PPSUS no Ministério da Saúde, Merge Tenório, destacou a força do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores alagoanos em prol do Sistema Único de Saúde, além de reiterar o bom trabalho desenvolvido pela Fapeal em parceria com a Sesau no que se refere à parte técnica do edital, tais como o lançamento e a construção das chamadas públicas para convocar os pesquisadores.

“Trazer a secretaria para o âmbito da Fapeal para discutir os problemas enfrentados pelo SUS, e automaticamente pela população, é um plus que a gente encontra em Alagoas e, então, convidar os pesquisadores para selecionar, a partir desses problemas, linhas de pesquisas que podem ser estudadas por eles próprios, e trazer esses produtos com resultados. Temos projetos de altíssimo nível trazendo soluções tanto no âmbito local como nacional. Alagoas e a Fapeal estão de parabéns”, celebrou.

Já a coordenadora de projetos especiais e de Inovação da Fapeal, Juliana Khalili, classificou o evento como de excelência a partir dos resultados apresentados pelos pesquisadores. Ela destacou a colaboração da banca de avaliadores, composta tanto por pesquisadores ad-hoc (pesquisadores externos com comprovada experiência), como de representantes técnicos da Sesau.

“A gente vê uma participação efetiva dos pesquisadores, de seus alunos e muitos desdobramentos científicos como dissertações de mestrado e até teses de doutorado sendo produzidas a partir da pesquisa, além da formação de muitos alunos ao longo desse processo. A gente vê, de fato, tanto um progresso no serviço – na medida em que esses resultados podem ser incorporados – como no estímulo à academia coma formação de pessoal de alto nível, papers, participações em congressos, enfim, eu vejo de forma extremamente positiva os resultados que foram apresentados”, celebrou.

As pesquisas estão sendo executadas na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e no Centro Universitário Cesmac.