16/03/2023 19:55 | Meio Ambiente

Semarh remodela estrutura administrativa para lidar com mudanças climáticas em Alagoas

Em sintonia com ações políticas globais, Semarh cria novas funções para o enfrentamento dos desafios da emergência climática, mitigação dos riscos e prevenção dos eventos extremos

Gino César comemora nivelamento no que há de mais atual no âmbito da administração pública e suas ações em relação ao tema

Ascom Semarh

Tiago Di Lucas e Maria Villanova*

No Dia Nacional de Conscientização das Mudanças Climáticas, 16 de março, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), destaca a reorganização de sua estrutura administrativa promovida pelo governador Paulo Dantas, criando novas funções para o enfrentamento dos desafios da emergência climática, mitigação dos riscos e prevenção dos eventos extremos, consequências dos efeitos nocivos ocasionados pelas mudanças climáticas.

“Nós já vivemos a triste realidade de um mundo que sofre com as consequências das mudanças climáticas, onde as pessoas pobres, as comunidades tradicionais e os povos originários são mais afetados do que outros setores. O remodelamento da Semarh é feito a partir da necessidade de dar prioridade à emergência climática. Com a alteração da estrutura, Alagoas está nivelada com o que há de mais atual no âmbito da administração pública e suas ações em relação ao tema", afirmou o secretário Gino César.

Na Superintendência de Meio Ambiente houve a criação da Gerência de Mudanças Climáticas, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de planos, projetos e programas direcionados ao enfrentamento das alterações do clima, garantindo a Justiça Climática; e da Supervisão de Adaptação e Mitigação às Mudanças Climáticas, que traz a necessidade de produzir transversalidade do tema em relação às ações da Semarh.

Além disso, também foi criada a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden), que planeja e executa ações e estudos ligados ao monitoramento do tempo, clima, barragens e bacias hidrográficas no Estado. “Tanto a criação da Spden, quanto da Gerência e da Supervisão, nascem da concretização de uma visão política que está em sintonia com a altura do desafio que é lidar com a mudança climática, concretizada em secas extremas, grandes chuvas e outros eventos com grande impacto na sociedade”, declarou o secretário.

A remodelagem na estrutura da Semarh consolida, no âmbito da administração pública, diretrizes concretas, de forma a mitigar os efeitos nocivos que a mudança climática impõe à população.

*Sob supervisão