01/06/2023 12:45 | Meio Ambiente

Semarh realiza evento para conscientizar população sobre importância do meio ambiente

Evento terá ações educativas e gratuitas à população em diversos pontos de Alagoas

Maria Villanova, sob supervisão / Ascom Semarh

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) promove a partir de hoje o Mês do Meio Ambiente, com ações voltadas à conscientização e educação ambiental em vários pontos de Alagoas. O Evento, que tem início com o Fórum de Mudanças Climáticas, se estende até o dia 11 de junho, com a realização da edição especial de aniversário da Feira Sustentável Sabor do Campo, no Corredor Vera Arruda.

"Estamos felizes em realizar o Mês do Meio Ambiente e em convidar todos a se juntarem a nós nos eventos. Através de educação, engajamento e demonstrações práticas, pretendemos aumentar a conscientização sobre a importância de preservar nossos recursos naturais e proteger o meio ambiente para as gerações futuras”, ressalta o secretário Gino César.

A edição deste ano tem como tema “Soluções para a poluição plástica”, visando sensibilizar para as questões ambientais e promover práticas sustentáveis na comunidade, com uma ampla variedade de atividades e atrações para participantes de todas as idades.

Dentre as atividades destaca-se o projeto “Cuidando do Nosso Planeta”, realizado entre os dias 3 e 10 de junho no Maceió Shopping, no bairro Mangabeiras, em parceria com o Projeto Verde Oliva. Além de palestras e oficinas, também será aberta a exposição “Metalmorfose”, com obras de material reciclado do Mestre João Paulo, de Maceió, e de Jackson Lima, de Limoeiro de Anadia.

Um dos destaques do Mês será o evento “Todos Juntos pelo Planeta”, que será realizado na rua fechada da Ponta Verde, no dia 4 de junho, na parte da manhã, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e instituições parceiras do meio ambiente. Lá, os visitantes terão a oportunidade de participar de sessões educativas, ações lúdicas para crianças com o palhaço Pirulito, além de atividades culturais e acesso a pontos de reciclagem.

Outro destaque é a limpeza das praias de Riacho Doce e Guaxuma, no dia 8 de junho, feriado de Corpus Christi, em parceria com o campeão brasileiro de bodyboard Tibúrcio Neto (Tiba) e integrantes da Escola de Bodyboarding TN. Com concentração às 8h na praia de Riacho Doce, o objetivo é recolher plásticos e outros materiais não degradáveis das areias, garantindo assim um ambiente amigo da natureza.

No dia 11 de junho, no Corredor Vera Arruda, acontece a tradicional Feira Sustentável “Sabor do Campo”, com a presença de agricultores e agricultoras de produtos agroecológicos e orgânicos, além da venda de produtos amigos da natureza. Essa edição, especial de aniversário, promete muita animação, com atrações culturais e atividades para toda família, além de pontos de conscientização ambiental, promovendo a sustentabilidade e a segurança alimentar para a vida do maceioense.

Acompanhe a programação no Instagram da Semarh (@semarhal) e no site www.semarhal.al.gov.br