03/05/2023 17:05 | Meio AmbienteGoverno de Alagoas

Semarh promove audiência popular sobre o Canal do Sertão na sexta-feira (5)

Momento participativo tem o objetivo de ouvir a sociedade sobre questões relacionadas à gestão e funcionamento


Ascom/Semarh

Uma audiência popular promovida pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), vai reunir vários seguimentos da população sertaneja, na próxima sexta-feira (5), para discutir questões relevantes referentes a gestão e funcionamento do Canal do Sertão. O evento será realizado no auditório da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Delmiro Gouveia, a partir das 8 horas.

 

“A água é um direito universal indispensável para a manutenção da vida, e é uma das preocupações do Governo de Alagoas ampliar o seu acesso e promover uma melhor qualidade de vida para o povo. A participação dos cidadãos beneficiados pelo Canal do Sertão é de extrema importância, e a realização da audiência popular é um meio importante para diálogo entre governo e sociedade” destaca o secretário Gino César, da Semarh.

 

Durante a audiência popular, o Governo vai divulgar as ações já realizadas e ouvir as comunidades já abrangidas pelo Canal do Sertão, nos municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi, Pariconha, Senador Rui Palmeira, Mata Grande, São José da Tapera, Olho d’Água do Casado e Piranhas.

 

Segundo o Superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Jorge Briseno, o encontro vai reunir prefeitos, lideranças políticas, movimentos sociais e representantes de outras diversas entidades: “É preciso criar os mecanismos para que o canal atinja o seu objetivo; isso só será possível com a participação da sociedade, não só a Semarh; os municípios e entidades são responsáveis pela gestão”, afirma.

 

O Canal do Sertão é a maior e mais moderna obra de infraestrutura hídrica do Estado, atendendo a parcela da população que mais sofre com o fenômeno da seca, em municípios localizados no Sertão e no Agreste de Alagoas, auxiliando também na produtividade agrícola, através da irrigação. A estimativa é que o Canal atenda, ao final, uma área de mais de 12 mil km², levando a água para quase um milhão de habitantes, o que corresponde a quase 30% da população de Alagoas. 

 

Além de assegurar o acesso à água para o sertanejo, o Canal do Sertão também promove avanços desenvolvimento, movimentando a economia local, a agricultura, garantindo, dessa forma, avanços para o Estado e o cidadão. Em acordo com uma gestão pública que cada vez mais vem se destacando por ser sensível aos interesses sociais, a Semarh busca uma participação ampla e diversa na audiência popular.